Parking News

Motoristas de todo o País estão pagando 4,7% a mais para estacionar seus veículos, de janeiro a julho deste ano, de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), apurado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e divulgado dia 8, conforme informação do site Infomoney. Considerando ainda o acumulado do ano, os dados apontam que, entre as capitais avaliadas, a maior alta do período, de 9,44%, foi registrada em Belo Horizonte. Em seguida, veio São Paulo, onde os preços aumentaram 5,31%.
Já os motoristas de Curitiba tiveram um aumento de 4,77%, entre os meses de janeiro e julho deste ano. Foi a cidade que mais se aproximou da média nacional.
Em seguida, vieram as capitais do Rio de Janeiro, computando um acréscimo de 3,25%, e a gaúcha, a qual apresentou a menor alta do acumulado do ano, de 1,11%.
Se for levada em conta a variação entre os meses de junho e julho, os motoristas da capital do Paraná foram os que arcaram com a maior elevação dos custos para estacionar. No sétimo mês do ano, Curitiba teve um aumento de 1,75%, seguida pela cidade de São Paulo, cujo acréscimo foi de 1,10%.
Esses dois percentuais foram os únicos que superaram a média nacional, a qual registrou alta de 0,99% no sétimo mês de 2008. As variações das demais capitais ficaram abaixo do índice do País. Porto Alegre obteve crescimento de 0,89%, enquanto a capital mineira registrou 0,77%. Já o município do Rio de Janeiro obteve a menor alta na variação entre junho e julho, 0,53%.
A alta registrada pelos estacionamentos não veio sozinha. O grupo "Transportes", que inclui "Transporte Público", "Veículo próprio" e "Combustíveis (Veículos)", acumulou alta de 1,89% entre os meses de janeiro e julho de 2008.
No período, o maior acréscimo foi registrado pelo Recife, 4,08%, seguido por Porto Alegre, cujo percentual foi de 3,10%. Já em relação ao índice entre junho e julho, as maiores altas ficaram com as capitais do Pará e do Ceará, que registraram 1,4% e 1,34%, respectivamente.
Calculado pelo IBGE desde 1980, o IPCA refere-se às famílias com rendimento monetário de 1 a 40 salários mínimos, sendo que seus dados são coletados nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia.
Os preços para o cálculo do índice mensal foram coletados no período de 1º a 29 de julho e comparados com os vigentes entre 31 de maio e 30 de junho.
Fonte: site Infomoney, 11 de agosto de 2008

Categoria: Fique por Dentro


Outras matérias da edição

Redução de vagas ide moradores (05/08/2008)

O primeiro dia da redução de 636 vagas de estacionamento de Zona Azul em 23 ruas do Jardim Paulista e de outras 45 na área da Consolação dividiu a opinião de moradores, taxistas e trabalhadores. Muito (...)

Placas de rozio ainda geram polêmica (07/08/2008)

O juiz Valentino de Andrade, da 10ª Vara da Fazenda Pública, determinou dia 6 que a Associação Nacional de Trânsito (Anatran) apresente em cinco dias um projeto para a Prefeitura instalar placas infor (...)

Guarda Municipal não pode fiscalizar IPVA (08/08/2008)

A Guarda Municipal não pode averiguar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) no Rio de Janeiro. Os guardas apenas fiscalizarão irregularidades como veículos estacionados em