Mas.. e aqui vão muitos "mas". Vejamos:
A comparação com o mês da Copa, com tantos feriados e atribulações, não é a melhor das avaliações. Já na comparação com julho do ano passado as vendas caíram 13,6%: naquele mês do ano passado foram vendidos 323.866.
O outro "mas" é que julho de 2014 teve 22 dias úteis inteiros, mais o Nove de Julho, feriado em São Paulo, mas dia normal no resto do Brasil. Foi o maior mês do ano, por isso a expectativa era de um volume maior de licenciamentos.
Tanto que as vendas diárias foram as piores do ano: 12.166, e bem abaixo da média, que é de 13.025.
O resultado é que aumentou a queda de vendas no acumulado de janeiro a julho. Com apenas 1.862.880 carros e comerciais leves vendidos nos sete primeiros meses do ano, 2014 apresenta uma queda de 8,3% em relação ao mesmo período do ano passado (2.031.500), quer dizer: o mercado está em franca decadência.
No ranking por montadora, Fiat na liderança com 58.780 unidades, GM em segundo com 50.199 e Volkswagen em terceiro, com 48.828. Ford e Hyundai completam a lista das cinco marcas mais vendidas.
Em seguida aparece a Renault, que durante o decorrer do mês perdia a posição para a Toyota, mas recuperou-se no último dia, com o Logan vendendo 736 unidades: foi o segundo carro mais vendido dia 31.
Quatro japonesas fecham a lista das dez mais vendidas: Toyota, Honda, Nissan e Mitsubishi.
Fonte: omundoemmovimento.com.br, 1º de agosto de 2014