Parking News

Estacionamentos públicos e privados de São Paulo ainda não respeitam a lei municipal 14.4811, de 2007, que determina reserva mínima de 5% das vagas para idosos. Somente os locais que contam com manobristas não precisam seguir a legislação. O Vigilante Agora constatou o problema em sete endereços de grande movimento na capital, como o aeroporto de Congonhas (zona sul) e o estádio do Pacaembu (zona oeste).
A legislação municipal, aprovada em 2007, determina que uma em cada 20 vagas para carros seja destinada aos idosos. Sua marcação deve estar visível com placas e marcações no chão e próxima aos acessos principais. A fiscalização é de responsabilidade das subprefeituras, que devem autuar os estacionamentos irregulares. O prazo para adaptação, após a autuação, é de três dias, com previsão de multa diária de R$ 100 se as alterações não forem feitas. Apesar da obrigatoriedade, até órgãos públicos ignoram as exigências da lei. O entorno da Assembleia Legislativa, na região do lbirapuera (zona sul), não oferece nenhuma vaga especial. O mesmo ocorre no estacionamento na Santa Casa de Misericórdia, na região central. O Terminal Rodoviário do Tietê, em Santana (zona norte), conta com 945 vagas no estacionamento externo e no edifício garagem, com três andares. Do total, apenas dez são exclusivas para idosos - o correto seria oferecer 47.
Reservas ficam longe dos acessos
Além do desrespeito à cota determinada por lei, idosos ouvidos pela reportagem reclamam do posicionamento das vagas. No estádio do Pacaembu, a reserva existe, mas somente uma em cada três está próxima à entrada do estádio, que abriga também o museu do Futebol. Quem não consegue estacionar nos espaços privilegiados tem de caminhar até 500 metros, do meio da praça Charles Muller à entrada do museu ou do estádio. No parque Ibirapuera, além de o número de vagas especiais ser menor do que o previsto em lei, elas são acessadas pelo portão 7, onde a visualização é difícil. Quando descem do carro, os idosos encontram mais problemas: o piso no local é repleto de buracos.
Fonte: Agora São Paulo, 23 de agosto de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

SP define regras na marginal (18/08/2010)

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) anunciou dia 16 de agosto à noite que 18,2 km dos 46 km de pistas expressas da marginal Tietê (zona norte de SP) estão isentos da restrição a motos (o trecho (...)

Confusão na marginal (18/08/2010)

Começou de forma confusa a proibição do tráfego de motos na pista expressa da marginal Tietê, analisa reportagem do jornal Agora. A restrição, anunciada há muito tempo, entrou em vigor dia 16 de agost (...)

Multa por sair de casa (19/08/2010

Moradores de um edifício no número 1.355 da Rua Teodoro Sampaio, em Pinheiros, zona oeste, vão entrar na Justiça contra a aplicação de 720 multas de trânsito. Instalado na esquina com a Rua Francisco (...)

Brasileiro compra 12 mil carros por a (17/08/2010)

O bom momento da economia brasileira reflete nas vendas diárias de carros. Na primeira quinzena de agosto, foram comercializados 138.732 veículos, média de aproximadamente 12 mil unidades por dia. Os (...)

Começa o teste de pedágio na Fernão as, em SP (24/08/2010)

A cobrança do pedágio na Rodovia Fernão Dias, na região de Mairiporã, na Grande São Paulo, vai começar no dia 1º de setembro. Porém hoje, 24 de agosto, já tem início o