Parking News

Metade das famílias da capital paulista estava endividada em agosto, aponta levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). O resultado é inferior aos 52% registrados em julho, conforme destaca o Valor Econômico.
Ao todo, calcula-se que 1,8 milhão de famílias encontram-se endividadas na cidade de São Paulo. A proporção de famílias com contas em atraso caiu 1 ponto porcentual neste mês em relação a julho, ficando em 14%. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a queda é de 5 pontos percentuais.
A fatia das famílias que acreditam que não terão condições de pagar total ou parcialmente suas contas nos próximos meses recuou de 11% em julho, para 5% em agosto. "Frente aos 8% de inadimplência, registrados em agosto do ano passado, a situação atual mostra que as famílias estão administrando melhor suas finanças pessoais", ressalta a entidade em relatório.
Na avaliação da assessora econômica da Fecomercio, Adelaide Reis, os resultados refletem a expansão do emprego e da renda familiar, assim como o aumento da oferta de crédito e a elevação da confiança do consumidor.
O estudo da Fecomercio ainda mostra que as dívidas com cartão de crédito são as mais comuns entre as famílias paulistanas, respondendo por 69% dos compromissos assumidos em agosto. Nas compras financiadas, o carnê é o meio de pagamento preferido (24%), seguido pelo crédito pessoal (9%), pelo cheque especial (9%) e pelo crédito a veículos (8%).
Comprometimento de renda
Em agosto, 49% das famílias endividadas de São Paulo apresentavam entre 11% e 50% da sua renda comprometida com o pagamento de dívidas. Para 24% das famílias endividadas, esse comprometimento era superior a 50% da renda, enquanto para 21% o comprometimento era inferior a 10%.
De acordo com o levantamento, dentre as famílias que não conseguem pagar suas contas, 47% estão com pagamentos atrasados há mais de 90 dias. Outros 29% têm contas em atraso por até 30 dias e 23% das famílias têm atrasos entre 30 e 90 dias. Em média, o tempo de atraso no pagamento de contas é de 61 dias.
Fonte: jornal Valor Online, 20 de agosto de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

SP define regras na marginal (18/08/2010)

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) anunciou dia 16 de agosto à noite que 18,2 km dos 46 km de pistas expressas da marginal Tietê (zona norte de SP) estão isentos da restrição a motos (o trecho (...)

Confusão na marginal (18/08/2010)

Começou de forma confusa a proibição do tráfego de motos na pista expressa da marginal Tietê, analisa reportagem do jornal Agora. A restrição, anunciada há muito tempo, entrou em vigor dia 16 de agost (...)

Multa por sair de casa (19/08/2010

Moradores de um edifício no número 1.355 da Rua Teodoro Sampaio, em Pinheiros, zona oeste, vão entrar na Justiça contra a aplicação de 720 multas de trânsito. Instalado na esquina com a Rua Francisco (...)

Brasileiro compra 12 mil carros por a (17/08/2010)

O bom momento da economia brasileira reflete nas vendas diárias de carros. Na primeira quinzena de agosto, foram comercializados 138.732 veículos, média de aproximadamente 12 mil unidades por dia. Os (...)

Começa o teste de pedágio na Fernão as, em SP (24/08/2010)

A cobrança do pedágio na Rodovia Fernão Dias, na região de Mairiporã, na Grande São Paulo, vai começar no dia 1º de setembro. Porém hoje, 24 de agosto, já tem início o