Veículos híbridos normalmente são alimentados por um motor a gasolina e um elétrico. Mas o cientista norte-americano Charles Greenwood propôs uma nova combinação, que resultou no HumanCar, carro movido por um propulsor elétrico e pela força humana. Segundo o G1, o veículo, para até quatro pessoas, pode rodar sem o auxílio do motor, se estiver totalmente ocupado. Para movimentar o HumanCar, os passageiros precisam movimentar as manivelas para trás e para frente. De acordo com Greenwood, até um idoso com boa saúde consegue gerenciar o carro, sem dificuldades. Caso haja menos passageiros, o motor elétrico entra em funcionamento. O modelo vem equipado também com painel solar que recarrega as baterias quando o veículo está estacionado para minimizar o esforço "dos motoristas".
O cientista diz que em subidas o carro atinge 50 km/h e chega a 100 km/h em terrenos planos. O HumanCar está legalizado para circular em ruas norte-americanas e tem capacidade para quatro ocupantes.
Greenwood, que trabalha no desenvolvimento do HumanCar desde 1968, diz que agora prepara o modelo para adaptação de um display de LCD touch-screen com sistema de navegação GPS e airbags.
O modelo atual tem preço sugerido de US$ 15.500, o equivalente a R$ 27.300, sem taxas de importação e impostos brasileiros. A empresa diz que já tem 100 encomendas do HumanCar, que entrará em produção quando a fabricante atingir 800 pedidos.
Fonte: portal G1, 20 de agosto de 2010
