Parking News

Usuários do transporte público que vivem na Vila Prudente e em outros bairros da Zona Leste de São Paulo esperam economia de tempo no trajeto entre casa e trabalho com a abertura para o público da nova estação de Metrô na região, ocorrida dia 23 de agosto. Por enquanto, a estação funciona em operação assistida, das 9h30 às 15h, de segunda a sexta-feira, com entrada gratuita até a estação seguinte, informa o G1.
A distância entre o local e a Estação Sacomã, na Zona Sul da capital paulista, agora pode ser feita em apenas três minutos, em trem com ar-condicionado. Um alívio para quem precisa fazer longos trajetos na cidade. "Vou do Jabaquara, onde trabalho, até a Vila Ema, na Zona Leste, todos os dias. Com essa nova estação, vou ter meia hora a mais de lazer no dia, vou poder sair de casa mais tarde e chegar em casa mais cedo", contou a técnica em enfermagem Célia Regina Dias, que voltava do trabalho pouco antes das 10h. Antes, ela descia no Sacomã para pegar o ônibus até seu bairro.
A operação assistida é feita para que o Metrô possa ajustar o funcionamento do Metrô para que ele entre em operação integral. Por enquanto, o embarque e desembarque é feito por apenas uma das plataformas - por isso, a outra ainda está isolada para os usuários. O intervalo entre os trens varia - enquanto a reportagem do G1 esteve na plataforma, o tempo foi entre três e sete minutos.
A população pode usar o Metrô gratuitamente apenas entre as estações Vila Prudente e Sacomã. Na primeira, o acesso é livre por todas as catracas. Ao chegar à segunda, o usuário deve desembarcar - fiscais do Metrô verificam se ninguém ficou no trem -, subir para o piso das catracas, sair, comprar um bilhete e embarcar novamente caso queira seguir viagem. Quem está na Estação Sacomã tem duas catracas abertas para o embarque gratuito até a Vila Prudente. Ainda não há previsão de quando a estação passará a operar em período integral.
A plataforma de acesso às composições na nova estação fica três níveis abaixo do solo. Há portas que impedem o acesso dos passageiros aos trilhos. As escadas rolantes são inteligentes - ficam paradas quando não há usuários e funcionam automaticamente se eles se aproximam. A arquitetura da estação tem pé direito alto que privilegia a iluminação natural. As catracas também são do modelo novo, no qual duas portas de vidro impedem a passagem do usuário e se abrem quando ele coloca o bilhete.
Fonte: portal G1, 23 de agosto de 2010

Categoria: Geral


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