Segundo o jornal Estado de S. Paulo, a estrutura que sairá da Rua Padre Adelino será estaiada, igual à da Ponte Octavio Frias de Oliveira, na Marginal do Pinheiros, mas menor. A ponte da zona sul tem 138 metros de altura, enquanto o viaduto da zona leste terá 65 metros. O viaduto da zona leste terá 20 metros de largura, três faixas de trânsito e uma para pedestres. São 44 estais (cabos de aço) na zona leste e 144 na ponte do Rio Pinheiros.
O segundo viaduto, que ligará as Ruas Catiguá e Engenheiro Balem, terá 18 metros de largura e três faixas para carros, facilitando os deslocamentos entre os bairros do Tatuapé e do Belém. Antes do começo das obras, em 2007, o projeto ficou em estudo na Prefeitura por 15 anos.
Segundo o governo, o custo alto da obra se deve principalmente às desapropriações, que consumiram R$ 77 milhões. Além de 46 casas, foram desapropriados sete galpões, em 22 mil metros quadrados de área. Outra melhoria no trânsito trazida pelo viaduto deve ser, segundo o governo, a eliminação de semáforos na Avenida Salim Farah Maluf.
Revitalização
A administração diz que o novo complexo viário vai revitalizar áreas degradadas no entorno da Avenida Salim Farah Maluf, mudar o visual da região e facilitar o acesso entre os bairros Tatuapé e Mooca, hoje separados pelos trilhos das linhas do Metrô e da CPTM.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 21 de agosto de 2010