A licitação para a aquisição e implantação de sistemas e trens no prolongamento da Linha 2-Verde do Metrô havia sido interrompida pelo tribunal no dia 21 de dezembro, menos de um mês após o anúncio da construção do monotrilho no lugar de corredor de ônibus. Foram concedidas duas liminares pedidas pelo consórcio Construcap/CCPS Engenharia e Comércio e pelo Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre), suspendendo a concorrência.
Na ocasião, foram apontadas pelos empreiteiros possíveis irregularidades na disputa.
Segundo a decisão de dezembro, a suspensão se manteria até que o Metrô encaminhasse alguns esclarecimentos sobre o processo. As respostas da companhia foram analisadas na sessão do TCE.
Projeto
O prolongamento do metrô entre Vila Prudente e Cidade Tiradentes havia sido anunciado em novembro pelos governos estadual e municipal. Um monotrilho de 23,8 km será construído nesse trajeto, provocando alteração no projeto anterior do Expresso Tiradentes, um corredor de ônibus. São previstas 17 estações e 54 composições. A conclusão do restante da linha é prevista para 2013.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 4 de fevereiro de 2010