Isso, apesar de notícias de queda de preços, como a do EcoSport 2011, que ficou até R$ 3.000 mais em conta, e da Fiat, que incluiu airbag e ABS na linha Adventure, com alta de R$ 1.000. Outras empresas também baixaram o preço oficial dos seus carros, como a Nissan e a Kia.
O estudo mostra, no entanto, que esse movimento de redução dos preços oficiais não atinge o consumidor. "Trata-se apenas de uma adaptação da tabela, que estava com número bem acima dos praticados no mercado. O preço comercializado fica bem abaixo do oficial", diz a agência.
Mais do que o índice, de 0,4%, esse aumento de preço é significativo porque confirma a tendência de alta iniciada em setembro do ano passado, depois de o mercado passar os oito primeiros meses de 2009 com quedas seguidas. O aumento dos preços em janeiro, no entanto, foi provocado por poucas marcas. Apenas dez empresas registraram aumento de preços, enquanto as outras 32 tiveram queda no mês.
Fonte: InterPress Motor, 5 de fevereiro de 2010