Parking News

Placas cobertas por galhos de árvores, sujas ou tortas foram encontradas pela reportagem de O Estado de S. Paulo ao percorrer 154 km em dez das principais avenidas das cinco regiões da capital paulista. Das 2.160 placas observadas em sete horas de percurso, em 262 (12%) a leitura estava prejudicada de alguma forma.
Mais da metade das placas que apresentaram problemas (155 ou 59%) está encoberta por vegetação sem poda. Muitas sinalizações estão sujas de fuligem. O engenheiro de tráfego Sérgio Ejzenberg, que trabalhou na Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) durante 13 anos, diz que esse é um problema grave. "Placas sujas perdem parte da reflexividade, e são menos visíveis à noite."
Das placas encobertas por vegetação, 50 (ou 19%) têm a informação de fiscalização fotográfica de velocidade e o limite de velocidade escondidos por mato ou apagados pelo desgaste do material exposto a intempéries. A situação é verificada em duas vias bastante arborizadas, como a Avenida Brás Leme, na zona norte, e a Avenida Sumaré, na zona oeste.
Na Avenida Salim Farah Maluf, na zona leste, e nas Avenidas 23 de Maio e Bandeirantes, na zona sul, a maioria das placas está suja pela fuligem dos veículos. No centro, no único sentido da Avenida Higienópolis, das 61 placas observadas, 14 estão com problemas.
A Prefeitura informa que, por mês, em média, são lavadas 20 mil placas. Em outras 2.500 é feita manutenção. "A CET também providencia, mensalmente, a recolocação de cerca de 1.200 placas ocasionadas pela deterioração do material pelo uso ou pelo desaparecimento por possível furto", afirma a assessoria. Em 2009, a CET implantou cerca de 31 mil placas.
O advogado Cyro Vidal, ex-diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e integrante da comissão de trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), lembra que motoristas flagrados por radares onde as placas de sinalização ou de velocidade permitida estiverem encobertas por vegetação podem recorrer, porque a autuação é nula.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 4 de fevereiro de 2010

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

15 metas que não saíram do papel (03/02/2010)

Das 26 metas na área de transportes previstas no Plano de Metas da Prefeitura para 2012, 15 ainda não saíram do papel. Segundo relatório disponível no site www.agenda2012.com.br, essas iniciativas est (...)

Cide fica menor para a gasolina (03/02/2010)

A Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) está menor para a gasolina desde o dia 5 de fevereiro. A alíquota caiu de R$ 0,23 para R$ 0,15 por litro. A desoneração valerá até 30 de abril (...)

CET não tem esquema para Indy em SP (04/02/2010)

Como efeito colateral de eventos ligados ao esporte, a situação do trânsito em São Paulo deve ser mais caótica do que o normal nos próximos meses. Além das chuvas, que foram responsáveis por diversos (...)

Brincadeira perigosa perto de rodovias (02/02/2010)

Em duas semanas, dois meninos morreram atropelados enquanto corriam atrás de pipas. Por falta de opções de lazer nas cidades do Distrito Federal, é comum ver crianças correndo riscos, constatou report (...)

Ano começa com inflação em alta (05/02/2010)

O ano começou com aumentos nos supermercados, nos ônibus e nas bombas de combustível. O IBGE divulgou dia 5 de fevereiro o primeiro índice de inflação do ano. Os primeiros aumentos de 2010 o consumido (...)

Sem garagem e muito procurado (07/02/2010)

É crescente a exigência do consumidor de comprar apenas imóveis com várias vagas de garagem, e, na contramão dessa tendência, apartamentos sem garagem são uma commodity rara. No entanto, sua ocupação (...)

Estacionamento (05/02/2010)

A Maxipark, conforme noticiou o jornal DCI, foi uma das vencedoras da licitação pública para administrar novos estacionamentos na cidade de São Paulo, ao lado de três estações: Marechal Deodoro, já em (...)

Imóveis no Centro vão valorizar 40% (06/02/2010)

A região central de São Paulo ganhará novos ares com o projeto Renova Centro, que vai desapropriar 53 prédios para criar 2.500 moradias. Segundo especialistas, o projeto deverá valorizar os imóveis da (...)


Seja um associado Sindepark