O novo modelo de concessão irá beneficiar o usuário, pois as tarifas são mais baixas.
Quem oferecer a menor tarifa, com preço por quilômetro rodado de R$ 0,1079 nas pistas duplas e de R$ 0,0770 para pistas simples, será o ganhador. Outra novidade é que as tarifas passarão a ser reajustadas pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
As empresas vencedoras ficarão responsáveis pela manutenção de 916,8 km de rodovias que ligam cidades vizinhas. Essas rodovias, que atendem 93 cidades paulistas, estão em más condições e precisam de obras.
No Corredor das Rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto, com uma extensão de 142 km, estarão incluídos no lote as SP 099 e o prolongamento da SP 070 até a SP 125.
Nessas rodovias será construída uma terceira faixa, sistemas de comunicação e veículos, e outorga fixa no valor de R$ 594 milhões. Além disso, 13 km de rodovias marginais serão construídos, incluindo 12 faixas adicionais e três passarelas.
Nos 297 km do Corredor da Rodovia Dom Pedro I haverá um prolongamento do Anel Viário de Campinas até o Aeroporto de Viracopos e a Rodovia dos Bandeirantes.
Também serão duplicados 53 km de corredor, 83 km de marginais e 155 de acostamento, bem como 22 passarelas e 41 trevos. As rodovias SP 332 (Rodovia General Milton Tavares de Souza), entre os municípios Engenheiro Coelho e Conchal, e a SP 360 (Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra), entre os municípios de Jundiaí e Itatiba, estão entre as previstas para realização de obras de duplicação.
Fonte: O Globo, 13 de agosto de 2008