Parking News

A Secretaria Municipal dos Transportes (SMT) divulgou dia 17 o primeiro balanço mensal de lentidão no trânsito na capital paulista após o início das restrições para caminhões. A média de lentidão durante todo o dia no mês de julho deste ano foi de 51 km, ante 62 do mesmo mês em 2007, uma redução de 17,7% - a média de julho do ano passado, no entanto, não levou em conta as duas primeiras semanas do mês, quando o rodízio de carros foi suspenso, ressalta o jornal Estado de S. Paulo.
A SMT também divulgou os dados comparativos das duas primeiras semanas de agosto, após a volta às aulas. A redução observada por meio dos índices foi de 15,7%. Em 30 de junho entraram em vigor as primeiras medidas restritivas para os veículos de carga na cidade de São Paulo. A primeira delas foi a ampliação de 25 para 100 km2 da Zona de Máxima Restrição de Circulação (ZMRC), onde os caminhões estão proibidos de circular das 5 às 21 horas. Quase um mês depois, teve início o rodízio de caminhões nas vias que contornam o centro expandido, incluindo as Marginais do Tietê e do Pinheiros. Em 1º de agosto, os Veículos Urbanos de Carga (VUCs) também começaram a obedecer a um rodízio de placas pares e ímpares para rodarem na ZMRC. Os índices de lentidão de julho deste ano foram melhores do que os do ano passado em praticamente todos os horários medidos. A única exceção foi às 7 horas, quando houve um aumento de 16%. A SMT atribui essa diferença a uma mudança na metodologia, que tornou mais abrangentes os índices das primeiras horas da manhã.
A redução foi menos expressiva nos horários de pico da noite. A média de julho de 2007 no período das 17 às 20 horas foi de 103 km ante 97,25 km deste ano, uma queda de 5,6%. No pico, às 19 horas, a média deste ano foi de 126 km, ante 138 km do período anterior, uma variação de 6%. No restante do dia, a melhora foi mais acentuada, ultrapassando a casa dos 40% em alguns horários. No pico da manhã, às 9 horas, a média de julho de 2007 foi de 64 km ante 41 km deste ano, uma queda de 35%. A diferença também se manteve no horário entre picos, quando não há restrição de rodízios. "Isso contraria a tese de que haveria um represamento de caminhões parados nos acostamentos esperando sua hora de rodar e, quando isso acontecesse, haveria grandes congestionamentos", diz o secretário municipal dos Transportes, Alexandre de Moraes. As mesmas tendências registradas em julho se repetiram em agosto. Novamente, o único horário em que houve aumento na lentidão foi às 7 horas, uma variação de 29%. A variação da média do pico da noite foi de 9,13%, sendo que no horário de maior congestionamento, às 19 horas, a média da lentidão deste ano foi de 94,5 km, ante 104 em 2007.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 18 de agosto de 2008

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Flanelinha ajuda a driblar rotativo (15/08/2008)

Motoristas e flanelinhas encontraram um jeito de estacionar em vagas de Zona Azul por mais tempo que o permitido. Segundo constatou reportagem do Jornal da Tarde, o motorista deixa a chave com o flane (...)

Rotativo vira estacionamento livre (07/08/2008)

Devido ao precário controle das vagas de Zona Azul no centro de Mogi das Cruzes (SP), conforme reportagem do Mogi News, a Secretaria Municipal de Transportes anunciou que as 900 vagas de estacionament (...)

São Bernardo tem novo horário (14/08/2008)

Desde o dia 15, o cartão de estacionamento em São Bernardo é exigido em uma nova faixa de horário. O Rotativo foi reduzido em duas horas e passou a funcionar das 8h às 18h e não mais das 8h às 20h com (...)

Mortes voltam a ínces pré-Lei Seca (13/08/2008)

O número de mortes nas estradas estaduais de São Paulo, mesmo com a Lei Seca em vigor, começa a se estabilizar, na comparação entre os meses de julho de 2007 e de 2008. Em julho do ano passado, foram (...)

Flexibilização do rozio de caminhões (12/08/2008)

A Prefeitura poderá mudar as regras para circulação de caminhões na Capital, se ao longo do tempo os números forem favoráveis. Segundo a Folha Online, o anúncio foi feito durante um café da manhã no S (...)

STF quer julgar efeitos da Lei Seca (13/08/2008)

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, deve realizar um julgamento ainda neste semestre para analisar o mérito da Lei Seca. No entanto, ele espera análises da AGU (Advocacia Ge (...)

Mais tempo para pedestre na Paulista (13/08/2008)

Dominica Mayor Andrés, de 79 anos, bengala na mão esquerda e a mão de uma enfermeira na direita, andava a passos lentos ao atravessar a Avenida Paulista, próximo do cruzamento com a Alameda Joaquim Eu (...)

Rede vai dar ca de vagas para carros (13/08/2008)

Nos próximos meses, começa a funcionar, em San Francisco (EUA), a maior rede em malha para monitorar estacionamentos. Cerca de 6 mil sensores serão instalados, pela Streetline, ao lado de vagas. A met (...)


Seja um associado Sindepark