A combinação entre imprudência e pista em boas condições tem elevado o número de acidentes graves no país, segundo levantamento feito pelo pesquisador Paulo Resende, especialista em planejamento de transporte.
A pesquisa analisou os acidentes registrados nas rodovias federais entre 2005 e 2009. Constatou que as estradas federais mais perigosas do Brasil são a BR-116, que liga o Ceará ao Rio Grande do Sul; e a BR-381, a Fernão Dias, entre Minas e São Paulo.
O trecho apontado pela pesquisa como o mais perigoso do país está na BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares. É uma estrada cheia de curvas e muito perigosa, principalmente quando chove. É comum ver cenas de acidente, com bombeiros tentando retirar a vítima presa nas ferragens.
Para quem vai pegar estrada, atenção: no ano passado, 46% dos acidentes aconteceram entre sexta-feira e domingo.
"Quando ele se estressa na jornada de trabalho, ele sai na sexta-feira e relaxa. Ao relaxar, ele perde um pouco da sensibilidade e da sua sensação de reação e não percebe o estresse de uma Região Metropolitana, por exemplo, onde a velocidade é muito alta e o volume de carros é muito alto", explica o pesquisador Paulo Resende.
Fonte: programa Bom Dia Brasil (TV Globo), 17 de dezembro de 2010