"Cada uma das quatro faixas têm 2,30 metros de largura, de acordo com a largura dos automóveis de passeio, que são a maioria do tráfego na rua", disse o secretário municipal de Trânsito de Curitiba, Marcelo Araújo.
"Com mais faixas, há mais fluidez para os carros, que são a maioria do tráfego. O objetivo foi dar prioridade à maioria. Outra opção seria fazer uma pista só, mas aí sobraria espaço", afirmou Araújo. Pelo trecho de pouco menos de um quilômetro circulam linhas de ônibus, como a Inter 2, uma das de maior tráfego da cidade.
"Quando há ônibus, os carros seguem atrás, mas quando não há, usam as duas pistas, o que aumenta a fluidez do tráfego", disse Araújo. "O Código Brasileiro de Trânsito não estabelece dimensão máxima ou mínima para as faixas de rolamento. Se na cidade circulassem apenas motocicletas, poderíamos dimensionar as faixas de acordo com o tamanho delas", diz.
Especialista em planejamento urbano, o engenheiro civil Valter Fanini considera a decisão uma "medida extrema". "A largura nunca deveria ser menor que 3,20 metros, que é o mínimo exigido em rodovias, principalmente quando há dois sentidos de tráfego, caso da rua Jacarezinho. Com isso, aumenta-se o risco de acidentes", diz ele.
Fonte: UOL, 30 de abril de 2012