Aluguel de bicicletas: da capital do samba para Sampa (26/04/2012)
Sucesso entre os cariocas, o sistema de aluguéis de bicicletas começa a ser copiado por outras cidades do país. A capital paulista ganha a sua versão do serviço no fim de maio. O Bike Sampa vai disponibilizar cem estações e mil bikes até dezembro. Até 2014, a previsão é que sejam disponibilizadas 300 estações, espalhadas por todas as regiões da capital paulista, totalizando três mil bicicletas. De acordo com o projeto, as estações terão até um quilômetro de distância entre si, e a integração a outras modalidades de transporte público será facilitada. As magrelas vão funcionar todos os dias da semana, das 6h às 22h. O sistema de cadastro é o mesmo utilizado no Rio. A única diferença é que o paulistano poderá usar a bike por 30 minutos ininterruptos, em vez de 60. Outras duas cidades brasileiras que terão sistemas semelhantes são Recife, em Pernambuco, e Sorocaba, em São Paulo, informou o jornal O Globo.
A cidade pioneira no sistema de bicicletas para locação é Paris, na França, que conta com seu Vélib desde 2007. Hoje, o sistema parisiense é o maior do planeta e contabiliza 20 mil bicicletas espalhadas por 1.500 estações. Atende diariamente uma média de 100 mil usuários. Na capital francesa, as estações de locação estão dispostas a cada 300 metros. Outras cidades que implantaram sistemas semelhantes são Barcelona, na Espanha; Londres, na Inglaterra, e Lisboa, em Portugal.
Em Paris, além do Vélib, um sistema semelhante começa a cair no gosto da população: trata-se do Autolib, que, em lugar de bicicletas, disponibiliza carros elétricos para aluguel.
Fonte: jornal O Globo, 26 de abril de 2012