Chambriard falou com a imprensa no Estaleiro Mauá, em Niterói (RJ), durante evento de lançamento de navio petroleiro Rômulo Almeida, da Transpetro - subsidiária da Petrobras. O navio é o quarto de uma encomenda de 49 navios do Promef (Programa de Modernização e Expansão da Frota) da estatal.
Após a declaração da diretora-geral da ANP, o secretário de produção e agroenergia do Ministério da Agricultura, Gerardo Fontelles, confirmou que a produção de etanol será suficiente para atender a demanda.
"A safra está andando bem e o clima está ajudando. Em fevereiro ou março o governo vai analisar a produção e decidir se o aumento será antecipado para abril ou se ficará para junho", disse.
O aumento na mistura é planejado pelo governo para aliviar o impacto na inflação de um eventual reajuste no preço da gasolina.
Importação
As importações de gasolina dispararam no ano passado, somando 3,78 bilhões de litros -- um volume 70% superior ao de 2011.
Essas compras externas fizeram o país gastar US$ 2,91 bilhões com esse combustível. No ano anterior, o gasto havia sido de US$ 1,6 bilhão.
A Petrobras defende o aumento da mistura com o objetivo de reduzir a necessidade de importação de gasolina, que onera o caixa da companhia.
Calculadora
Para saber com qual combustível vale a pena abastecer, basta multiplicar o preço da gasolina por 0,7. Se o valor for superior ao do etanol, é hora de optar pelo álcool.
Fonte: Folha de S. Paulo, 17 de janeiro de 2013