O flagrante da agressão foi registrado no estacionamento de um supermercado em Curitiba, no Paraná. O motorista não respeitou a sinalização e parou com a moto em uma vaga destinada a portadores de deficiência, mostrou o Bom Dia Brasil.
O motoqueiro não admitiu o erro e ainda discutiu com a motorista do outro veículo. "Eu não parei aqui porque não teria como eu descer do carro por causa da sua moto."
Quem estava no outro carro era Mirela Prosdocimo, cadeirante e consultora dos direitos dos deficientes. Cansada de enfrentar esse tipo de situação, Mirela criou a campanha "Essa vaga não é sua nem por um minuto", para conscientizar quem não respeita a lei. Em pouco tempo, a campanha ganhou adeptos em várias partes do país.
Em Ourinhos, no interior de São Paulo, a primeira etapa da campanha foi para conscientizar os motoristas. Agora não tem mais desculpas: a Polícia Militar multa cerca de 400 motoristas por mês por estacionamento irregular, e 10% dessas multas são porque o condutor parou em vaga destinada a portadores de deficiência ou idosos.
Uma invenção de um engenheiro do Paraná promete ajudar os motoristas desavisados. Os carros dos portadores de deficiência serão equipados com um sensor. O aparelho será instalado nas vagas especiais e vai emitir uma mensagem quando o veículo autorizado estacionar.
Agora quem estacionar sem autorização receberá uma bronca por parar irregularmente no local. "Essa vaga é exclusiva. Estacione em outra vaga".
Fonte: programa Bom Dia Brasil (Rede Globo), 16 de janeiro de 2013