Com 8 km de extensão, a pista está sendo construída no sentido interior, entre a Marginal do Tietê e a Rodovia Hélio Smidt, que atende diretamente o aeroporto. No lado oposto, não haverá quinta faixa entre os km 11 e 19 da Ayrton Senna. Nas duas direções da via, a quinta faixa também está sendo feita entre os km 19 e 26, na região do trevo do bairro dos Pimentas, em Guarulhos. A obra custará R$ 25,8 milhões, informa O Estado.
Trevo
Dia 17, o governo do Estado inaugurou, na altura do km 25 da rodovia, novo trevo que permitirá aos motoristas trafegarem pelo bairro dos Pimentas, que é cortado pela Ayrton Senna, sem terem de usar a rodovia. Isso deve contribuir para diminuir congestionamentos no trecho, já que o único viaduto que permitia esse deslocamento passará a funcionar em um sentido só.
Outro viaduto, com 600 metros de comprimento, foi construído para absorver a demanda do sentido contrário, redistribuindo o trânsito naquela altura da Ayrton Senna, por onde circulam diariamente cerca de 40 mil veículos, segundo a Secretaria de Estado de Logística e Transportes. Novas pistas marginais, entre os km 24,8 e 26, também foram entregues dia 18 na rodovia, o que deve fazer com que os deslocamentos entre Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, e a capital sejam facilitados, bem como o acesso ao Aeroporto de Cumbica.
O novo viaduto e as pistas marginais começaram a ser entregues gradativamente ao tráfego a partir do dia 18.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 18 de janeiro de 2013