Outra recomendação é que o chamado "gesto do pedestre" seja feito em vias mais movimentadas apenas quando houver um grupo de pessoas para atravessar. Sempre que houver agentes de trânsito, continua valendo a determinação da autoridade.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirma que vai inicialmente orientar motoristas e pedestres sobre o respeito aos sinais. "Nas próximas semanas, a 1ª Zona de Máxima Proteção ao Pedestre na região central e Avenida Paulista receberá uma ação específica para a orientação de pedestres e motoristas em relação ao uso do Gesto do Pedestre", informou. Em um segundo momento, haverá aperto na fiscalização e, consequentemente, aumento na quantidade de multas aplicadas.
Brasília
O sinal com o braço acabou virando uma das marcas do bem-sucedido programa implementado em Brasília para aumentar o respeito aos pedestres. A medida, no entanto, veio acompanhada de educação de motoristas de ônibus e táxis, orientação de pedestres e motoristas em todas as faixas e depois um aperto na aplicação de multas.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 28 de maio de 2011