"A ideia é tirar o nome do Campo de Marte do projeto do TAV e assim flexibilizar a decisão sobre a localização da estação, deixá-la a cargo do investidor", afirmou Figueiredo. Segundo ele, alguns técnicos defendem, inclusive, que é possível ter duas estações em grandes centros urbanos.
Questionado se o trem-bala estará pronto para os grandes eventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos, o diretor da ANTT reafirmou que para a Copa do Mundo, em 2014, não será possível, mas que existe a possibilidade de ao menos um trecho ser concluído até a Olimpíada, em 2016. Esse trecho seria a parte que liga a capital paulista a Campinas, no interior de São Paulo.
O projeto completo do TAV, que ligará as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, tem prazo estabelecido no edital para ser concluído em até seis anos. O leilão de concessão está marcado para 29 de julho, sendo 11 de julho a data-limite para a entrega das propostas.
Fonte: Agência Estado, 27 de maio de 2011