Parking News

Com uma média de mais de seis veículos furtados por dia, alguns moradores de Perdizes, bairro da zona oeste da capital paulista, resolveram reagir: instalaram potentes holofotes nas entradas dos prédios para tentar prevenir esse tipo de crime. Não é de agora que Perdizes, Pinheiros e Lapa lideram as estatísticas de furtos de veículos na capital, mas nos dois primeiros bairros os casos de furtos só aumentam. Foram 175 ocorrências em Perdizes no mês de abril, 71 a mais do que no mês anterior. Em Pinheiros, onde os moradores também estudam a implantação dos holofotes, foram 124 em abril, cinco a mais do que em março.
Segundo a Folha de S. Paulo, a estratégia começou em um prédio da rua Professor João Arruda, em Perdizes. Duas potentes luminárias voltadas para a rua ficam acessas a noite inteira. Nos próximos meses, todos os condomínios da quadra deverão instalar os holofotes. "Se a rua é iluminada, é possível ver quando alguém está para cometer um furto", disse Aldrin de Aguiar, síndico de um dos prédios que adotaram a medida há cerca de 20 dias. Além disso, com a iluminação constante, as imagens gravadas à noite pelas câmeras serão mais visíveis. O ponto negativo, segundo moradores, é que o reforço na iluminação pública será pago pelos condôminos.
Em Pinheiros, Aristides Medeiros, diretor do Conseg (conselho de segurança) do bairro, diz que moradores das ruas Mateus Grou e Capote Valente já estudam os custos dos holofotes. A iniciativa dos moradores é elogiada por policiais da região, que nos últimos meses admitem ter encontrado dificuldades em prender quadrilhas especializadas. "Qualquer coisa feita para ajudar a polícia é bem-vinda. Claro que esses holofotes ajudam a inibir os crimes, mas só eles não bastam", disse o tenente coronel Armando Reis, comandante do 4º batalhão da PM, que também atua na Lapa, bairro campeão em furto de veículos neste ano (535 ocorrências). "Esses casos só vão diminuir quando prendermos as quadrilhas", afirmou o delegado Dejair Rodrigues, seccional da região oeste. Segundo a PM, desde o início deste mês, foram intensificadas as rondas na região. Cerca de 300 homens fazem o policiamento dos três bairros. Na região da Paulista, por exemplo, são cerca de 60.
Áreas de preocupação
Lapa
Av. São Gualter, Rua Pio XI, Rua Cerro Corá
Perdizes
Rua Apinajés, Rua Monte Alegre
Pinheiros
Rua Wisard, Rua Aspicuelta
- 1.432 ocorrências
É o número de furtos e roubos a veículos registrados de janeiro a abril nesses três bairros, o correspondente a 10,7% dos casos na cidade.
Fonte: Folha de S. Paulo, 30 de maio de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Estacionar na avenida fica proibido (23/05/2011)

Desde o dia 23 de maio, os motoristas não podem mais estacionar na avenida Francisco Junqueira, em Ribeirão Preto, nos dois sentidos da via. Com a medida anunciada em abril, a Transerp cria a terceira (...)

Caiu (25/05/2011)

O Órgão Especial do TJ/RJ declarou, por unanimidade, a inconstitucionalidade da Lei Municipal nº 5116/2009, que impunha um período de carência de 15 minutos para o pagamento de estacionamento nas vaga (...)

Zona Azul pode aumentar para R$ 5,00 (24/05/2011)

A Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Campina Grande (STTP) divulgou dia 23 de maio o plano operacional de trânsito para o período junino na cidade e fez um mapeamento em 14 ruas próx (...)

Ibama barra a duplicação da Régis (27/05/2011)

O processo de licenciamento para a duplicação da Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), no principal trecho da Serra do Cafezal, entre Juquitiba e Miracatu, no Vale do Ribeira, terá de recomeçar do zero. (...)


Seja um associado Sindepark