Parking News

O brasileiro está usando cada vez menos transporte público, ao mesmo tempo em que crescem significativamente as vendas de carros e motos, ampliando o transporte individual. A conclusão é de estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) sobre a mobilidade urbana no Brasil. Nele, constatou-se que a demanda do transporte público caiu 30% entre 1997 e 2007. Já as vendas de carros cresceram 9% em média no período, e as de moto, quase 20%. As informações foram divulgadas pela Folha.
O levantamento concluiu que está cada vez mais caro recorrer a ônibus, metrô e trens nas grandes cidades. As tarifas de ônibus urbanos, por exemplo, subiram 60% acima da inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) desde 1995.
Os ônibus respondem pela maior fatia do transporte público nas grandes cidades, e direcionam os preços das tarifas de outros modais de transporte.
"A situação só vai se deteriorando. A tendência é aumentar o transporte individual, até porque há políticas de estímulo à compra de carros e motos. Há aumento de crédito e renda. Se não houver políticas para estimular e melhorar o transporte público, com investimento da infraestrutura urbana, barateamento de tarifas, as cidades se tornarão inviáveis", alertou o pesquisador do Ipea, Carlos Henrique Ribeiro.
A queda da demanda é puxada pela menor frequência nos ônibus urbanos, cuja demanda teve redução pouco superior a 30%.
Fonte: Folha de S. Paulo, 25 de maio de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Estacionar na avenida fica proibido (23/05/2011)

Desde o dia 23 de maio, os motoristas não podem mais estacionar na avenida Francisco Junqueira, em Ribeirão Preto, nos dois sentidos da via. Com a medida anunciada em abril, a Transerp cria a terceira (...)

Caiu (25/05/2011)

O Órgão Especial do TJ/RJ declarou, por unanimidade, a inconstitucionalidade da Lei Municipal nº 5116/2009, que impunha um período de carência de 15 minutos para o pagamento de estacionamento nas vaga (...)

Zona Azul pode aumentar para R$ 5,00 (24/05/2011)

A Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Campina Grande (STTP) divulgou dia 23 de maio o plano operacional de trânsito para o período junino na cidade e fez um mapeamento em 14 ruas próx (...)

Ibama barra a duplicação da Régis (27/05/2011)

O processo de licenciamento para a duplicação da Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), no principal trecho da Serra do Cafezal, entre Juquitiba e Miracatu, no Vale do Ribeira, terá de recomeçar do zero. (...)


Seja um associado Sindepark