Parking News

Cerca de 40% dos acidentes nas estradas são causados por motoristas cansados, de acordo com pesquisa da NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), entidade americana de segurança viária. Só nos EUA, são 100 mil acidentes por ano, com 1.550 mortes. Na Alemanha, segundo o Departamento Federal de Trânsito, os condutores sonolentos estão em 25% das batidas. Equipamentos para manter os motoristas acordados estão se tornando cada vez mais populares. Recém-lançado nos EUA, o ASP (Anti-Piloto Sonolento, em inglês) promete deixar o recurso mais acessível, destaca reportagem da Folha de S. Paulo.
O aparelho cabe na palma da mão e tem incorporado um detector de movimento, luzes piscantes e um alarme sonoro. Uma linha ascendente de luzes indica o risco de cair no sono. Luzes vermelhas e avisos sonoros alertam para um estado de sonolência crítico. O ASP calcula o tempo de condução segura para indicar quando uma pausa é necessária.
Sensível ao toque, o aparelho aplica testes para saber se o motorista está acordado. Basta encostar no ASP após um aviso sonoro.
Antes de ligar o equipamento, o motorista precisa responder um questionário e indicar seu perfil de condutor em um seletor na base do aparelho. Com base nas informações, monitorando os movimentos do condutor e outros 26 parâmetros, o ASP é capaz de saber se o motorista está com sono e tenta mantê-lo acordado.
O equipamento funciona com pilhas e não precisa ser ligado ao veículo; assim, pode ser instalado em qualquer modelo. É preciso deixá-lo grudado no painel na direção do condutor. O ASP custa US$ 179 e o fabricante exportará o modelo para países da América Latina, incluindo o Brasil. Proprietários de iPhone podem baixar um aplicativo, por US$ 19,90, que transforma o celular em um ASP.
Montadoras
As montadoras usam sistemas mais sofisticados que são oferecidos apenas em carros mais caros. O "Attention Assist", da Mercedes, usa 70 parâmetros para detectar o estado de atenção do motorista. De série em versões das classes C, E e S, que partem de R$ 192 mil, o equipamento emite avisos sonoros e visuais (mensagens no painel) ao identificar comportamentos de condução inconstantes.
Já o sistema da Volvo, presente no utilitário esportivo XC60 (R$ 170 mil), opera com um princípio um pouco diferente. O equipamento monitora a posição do carro e os comandos do motorista ao volante. Ao detectar um número frequente de "microcorreções" na direção, ele entende que o motorista está com sono e emite alertas sonoros. Alguns proprietários, porém, relataram que o sistema é muito sensível e optam por desligá-lo e manter o silêncio a bordo.
Fonte: Folha de S. Paulo, 25 de maio de 2011

Categoria: Geral


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