A operação, que conta com 286 Operadores de Trânsito da CET, além de funcionários de escolas devidamente treinados, visa organizar o embarque e desembarque de alunos, evitando filas duplas, e oferecer segurança na travessia de pedestres.
A CET vai intensificar a fiscalização de estacionamentos irregulares e os ajustes de semáforos para reduzir o impacto gerado no tráfego pelo aumento de viagens realizadas com o fim das férias.
Serão quatro atividades distintas, aplicadas nas 136 escolas contempladas na Operação Volta às Aulas, que considera o impacto que essas unidades geram no trânsito:
- Operação Contínua (18 escolas): aplicada em escolas localizadas em pontos estratégicos da cidade e que geram grande número de viagens nos horários de entrada e saída das aulas, provocando grande impacto no trânsito. Diariamente, equipe de agentes da CET estará operando as entradas e/ou saídas dos alunos. A CET também oferece treinamento específico aos funcionários dessas escolas para desenvolverem ações operacionais.
- Operação Periódica (83 escolas): aplicada em escolas localizadas em áreas que podem eventualmente provocar impactos à fluidez do trânsito. Periodicamente contará com equipe de agentes nos horários de entrada e/ou saída dos alunos. Nesses casos, a CET também desenvolve treinamento específico com os funcionários dessas escolas.
- Operação Supervisionada (25 escolas): aplicada em locais que raramente causam impacto sobre o trânsito, compreende treinamento dos funcionários dessas escolas para desenvolverem ações operacionais básicas e de orientação. Nos primeiros dias de atuação destes funcionários, é deslocada equipe de agentes para consolidar a rotina.
- Ação Educativa (10 escolas): treinamento prévio da CET para funcionários ou parceiros das escolas, que desenvolvem ações básicas de segurança e orientação de travessia.
Fonte: portal R7, 26 de janeiro de 2013