Parking News

O número de motoristas dirigindo alcoolizados no Distrito Federal diminuiu após as mudanças na Lei Seca. Um mês depois das novas regras entrarem em vigor, a Polícia Militar do DF flagrou 30% a menos de condutores com sinais de embriaguez. De acordo com o Batalhão de Trânsito (BPTran-DF), entre 21 de dezembro de 2012 e 20 de janeiro deste ano, 4% dos motoristas abordados em blitze da corporação mostraram sintomas de que dirigiam alcoolizados. Foram 140 condutores apanhados sob efeito do álcool em 3 mil abordagens, noticiou o G1.
No mesmo período do ano anterior este índice chegou a 10%. Foram 200 motoristas flagrados com sinais de embriaguez em 2 mil abordagens.
As novas regras foram sancionadas pela presidente Dilma Rousseff no dia 21 de dezembro e começaram a valer no último fim de semana antes do Natal.
O valor da multa para motoristas que dirigem alcoolizados passou de R$ 957 para R$ 1.915. As mudanças também preveem o uso de provas testemunhais e imagens gravadas para determinar a embriaguez, caso o motorista se recuse a passar pelo teste do bafômetro. "Durante as abordagens e em conversas com os motoristas, a gente notou que a grande preocupação, o que pesou mesmo na mudança de atitude, foi o valor da multa", afirma o comandante do BPTran-DF, tenente-coronel Anderson Carlos de Castro Moura.
Ele diz que a rigidez na fiscalização, logo no primeiro fim de semana após as mudanças entrarem em vigor, interferiram na diminuição do número de motoristas flagrados alcoolizados. "O motorista ficou mais atento à fiscalização", afirma.
Aumento da fiscalização
O aumento no número de abordagens da PM aconteceu porque a corporação recebeu novos equipamentos no início deste mês. Os policiais começaram a utilizar uma câmera de vídeo que pode ser acoplada aos óculos, à farda ou ao boné, e também um tablet, que permite consulta sobre veículos e documentos em tempo real.
Fonte: portal G1, 25 de janeiro de 2013

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Ônibus de Santos deixarão de aceitar nheiro (23/01/2013)

Paulo Alexandre Barbosa, prefeito de Santos, anunciou dia 23 que os ônibus da cidade deixarão de aceitar dinheiro. A medida passa a valer a partir do dia 23 de abril.