A China de hoje é uma país que olha para o futuro e procura encontrar soluções para aqueles problemas que atingem todas as grandes cidades, como poluição e trânsito caótico. Um ônibus, por exemplo, pode levar 1,4 mil passageiros. Ele foi projetado para funcionar como uma espécie de túnel em movimento. Ele é alto e, enquanto está circulando, os carros podem passar por baixo dele. Resultado: nada de congestionamento.
O ônibus elevado roda a 2,2 metros do chão, sobre trilhos colocados nas laterais das pistas. Ele é movido a energia elétrica, e a velocidade média é de mais ou menos 50 km/h. Quando para no ponto para pegar ou deixar passageiros, o trânsito não precisa parar junto com ele. As estações também ficam no alto, bem longe da pista.
Desfazer o nó do trânsito é um desafio, porque a paciência chinesa com o engarrafamento já acabou há muito tempo. A trilha sonora mais ouvida nas cidades é o som irritante das buzinas.
O engenheiro que projetou o ônibus elevado diz que ele pode reduzir os congestionamentos em até 30%. Cada quilômetro da linha vai custar cerca de US$ 10 milhões, mais ou menos R$ 17 milhões.
Fonte: programa Globo Repórter (TV Globo), 26 de novembro de 2010