Parking News

A tentativa do governo federal de controlar a poluição emitida pela frota de veículos do País caminha a passos lentos e sem a mobilização esperada dos Estados. Dia 25 de novembro acabou o prazo dado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para que os Estados concluíssem planos de controle da emissão de poluentes, mas só três - Santa Catarina, Amazonas e Pará - já tornaram públicos seus projetos, segundo O Estado de S. Paulo.
A ideia do Conama, ao dar o prazo em 2009, era que os Estados estudassem sua frota e a poluição emitida e determinassem ações de redução de emissões de poluentes. A principal deverá ser a inspeção veicular obrigatória, já realizada nas cidades de São Paulo e Rio. O teste deveria começar em 2012 onde for apontada a necessidade, mas também pode atrasar diante da pouca mobilização. Outras medidas que podem ser propostas são a criação de ciclovias e o rodízio de veículos.
O jornal questionou as pastas de Meio Ambiente ou Assessorias de Imprensa dos 26 Estados do País e do Distrito Federal (DF). Vários admitiram que a discussão não avançou, caso de Pernambuco. Oito secretarias estaduais não responderam se criaram um Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV), entre elas a do Rio. Outras nove preveem concluir seus planos no prazo do Conama. O DF diz que vai atualizar um plano que já existia.
Em São Paulo, o plano não será concluído a tempo, segundo a Cetesb, companhia ambiental estadual. Além disso, um projeto que cria a inspeção veicular em todo o Estado está na Assembleia e deve ser votado em 2011.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 24 de novembro de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Conções de trânsito melhoram (24/11/2010)

Como um todo, a melhora das condições das rodovias brasileiras ainda anda na velocidade de caminhões pesados, mas já começa a mostrar evolução, segundo dados apurados em pesquisa anual da Confederação (...)

Multa da inspeção começa a 6 (25/11/2010)

Por temer uma enxurrada de recursos nos primeiros meses de fiscalização e ainda sem saber ao certo o volume de notificações que será aplicado, a Prefeitura de São Paulo deve limitar a quantidade de mu (...)

Brasileiro troca a cor do carro (28/11/2010)

O consumidor brasileiro, tido como absolutamente conservador na escolha da cor do automóvel, começa aos poucos a buscar tonalidades mais alegres no mar de carros cor prata, preto e cinza que invadem a (...)

Tormenta em solo (1º/12/2010)

Voar no Brasil na última década virou sinônimo de check-in demorado, decolagens fora do horário e filas intermináveis na alfândega. Nos últimos meses, os viajantes que utilizam o Aeroporto Internacion (...)


Seja um associado Sindepark