Parking News

É tão certo como o calor, as férias escolares e os convites para amigos-secretos - à medida que o fim do ano se aproxima, os paulistanos começam a notar congestionamentos maiores em algumas vias da capital. Não à toa, o trânsito piora justamente em ruas repletas de fachadas adornadas com guirlandas, laços e milhares de luzinhas. A explicação é simples: hipnotizada pelos enfeites de Natal, boa parte dos motoristas tira o pé do acelerador e reduz a velocidade para, em média, 20 km por hora. Alguns chegam a frear totalmente ou estacionar em locais proibidos para fotografar renas e papais noéis, relata reportagem da Vejinha.
O reflexo no trânsito é imediato. Em vias expressas, por exemplo, um único motorista que pare por apenas um minuto formará 200 metros de fila - se a permanência durar quinze minutos, o engarrafamento provocado será de 3 km. "O trânsito de São Paulo funciona como um enorme dominó", diz Horácio Augusto Figueira, consultor em engenharia de tráfego e transportes. "Se uma peça for derrubada, todas as outras poderão cair."
A pedido de Veja São Paulo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) listou os cinco pontos da cidade cujos índices de lentidão costumam ficar acima da média neste período.
Para garantir a fluidez nas vias, a CET realocou em novembro parte de seu contingente para fiscalizar os arredores de shoppings e centros comerciais ao ar livre, como o da Rua 25 de Março. Até janeiro, quando todos os adereços natalinos já deverão ter sido encaixotados, um batalhão extra de 150 agentes ficará a postos nos gargalos mais críticos da cidade.

1º Avenida Paulista
■ Onde se concentra: entre as ruas Augusta e Itapeva, na Bela Vista.
■ Por que se forma: várias atrações fazem de nossa avenida-símbolo uma via-crúcis. As agências do Bradesco Prime (nº 1.450) e do Itaú Personnalité (nº 1.811), que até o fim da semana estarão enfeitadas com mais de 350.000 luzinhas, são as mais concorridas.
■ Como fugir do caos: opte por vias próximas, como Al. Santos e R. Cincinato Braga.

2º Parque do Ibirapuera
■ Onde se concentra: na Avenida Pedro Álvares Cabral, perto da Oca.
■ Por que se forma: a superlativa árvore de Natal do Ibirapuera é literalmente de parar o trânsito: nos fins de semana, devido ao excesso de visitantes, a CET costuma bloquear parte da Av. Pedro Álvares Cabral, nos dois sentidos. A árvore deste ano terá 68 metros de altura.
■ Como fugir do caos: utilize trechos das av. 23 de Maio e República do Líbano.

3º Avenida Brigadeiro Faria Lima
■ Onde se concentra: entre a Al. Gabriel Monteiro da Silva e a R. Angelina Maffei Vita, no Jardim Paulistano.
■ Por que se forma: os arranjos natalinos da loja de armários de cozinha Kitchens (nº 2.015) atraem para o bairro, nesta época, uma frota extra de veículos. O tráfego também fica complicado em frente ao Shopping Iguatemi (nº 2.232), onde foi instalado um Papai Noel de 5 metros de altura.
■ Como fugir do caos: se for cruzar a região, use avenidas paralelas, como Brasil e Marginal Pinheiros.

4º Marginal Pinheiros
■ Onde se concentra: nas proximidades da Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira.
■ Por que se forma: a ponte ganhará decoração natalina pela terceira vez. Neste ano, 40.000 pontos de luz serão utilizados para formar uma gigantesca árvore de Natal com 138 metros de altura e 70 de largura.
■ Como fugir do caos: para cruzar o Rio Pinheiros, recorra a pontes próximas, como a do Morumbi.

5º Avenida Robert Kennedy
■ Onde se concentra: entre a Represa de Guarapiranga e o Autódromo de Interlagos.
■ Por que se forma: responsável pelo tumulto no trânsito da região nos fins de semana, a árvore de Natal da Represa de Guarapiranga desde o ano passado é fincada em sua margem.
■ Como fugir do caos: dê preferência para as avenidas Interlagos e das Nações Unidas.
Fonte: Revista Veja São Paulo, 1º de dezembro de 2010

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Conções de trânsito melhoram (24/11/2010)

Como um todo, a melhora das condições das rodovias brasileiras ainda anda na velocidade de caminhões pesados, mas já começa a mostrar evolução, segundo dados apurados em pesquisa anual da Confederação (...)

Multa da inspeção começa a 6 (25/11/2010)

Por temer uma enxurrada de recursos nos primeiros meses de fiscalização e ainda sem saber ao certo o volume de notificações que será aplicado, a Prefeitura de São Paulo deve limitar a quantidade de mu (...)

Brasileiro troca a cor do carro (28/11/2010)

O consumidor brasileiro, tido como absolutamente conservador na escolha da cor do automóvel, começa aos poucos a buscar tonalidades mais alegres no mar de carros cor prata, preto e cinza que invadem a (...)

Tormenta em solo (1º/12/2010)

Voar no Brasil na última década virou sinônimo de check-in demorado, decolagens fora do horário e filas intermináveis na alfândega. Nos últimos meses, os viajantes que utilizam o Aeroporto Internacion (...)


Seja um associado Sindepark