Assim, de maneira geral, a 14ª Pesquisa CNT de Rodovias indica evolução qualitativa nos 90.945 km de rodovias brasileiras pesquisadas, incluindo também outros pontos como melhorias na sinalização e redução dos pontos críticos. Segundo o professor Marcus Quintella, do FGV Management, as concessões de rodovias foram as grandes responsáveis por essas melhorias, trazendo significativa mudança nas condições de tráfego das mais importantes rodovias do Sul e Sudeste do Brasil. Uma rede rodoviária de qualidade é essencial ao Brasil, especialmente se for considerado o fato de que por elas circulam cerca de 60% do total de cargas e mais de 90% dos passageiros. Assim, conforme destaca Quintella, rodovias em boas condições se traduzem em melhores situações operacionais aos transportadores e vantagens em termos de desempenho e de custo. "Sem infraestrutura de transporte, não haverá desenvolvimento social, crescimento econômico e nem erradicação da pobreza", afirma.
Ele reforça também a importância de investimento em ferrovias e nos portos brasileiros. "A malha ferroviária é pequena para o tamanho do país. O Brasil possui pouco menos que 30 mil km de ferrovias de carga, quase totalmente concedidos à iniciativa privada. É muito pouco."
Fonte: Brasil Econômico (SP), 24 de novembro de 2010