Segundo o estudo, 26% dos veículos revisados consumiam combustível desnecessariamente por conta da falta de manutenção dos pneus.
Meio ambiente
Além do bolso, a falta de pressão nos pneus também prejudica o meio ambiente, uma vez que cerca de 595 milhões de quilos de gás carbônico extras são emitidos por ano na atmosfera devido a esse problema.
Isso porque pneus com baixa pressão têm menor resistência ao rolamento, o que, consequentemente, aumenta o consumo de combustível e a emissão de gás carbônico. A resistência ao rolamento, diz a empresa, exerce influência que pode variar entre 18% a 26% da energia consumida por um veículo.
Revisão
Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de ação realizada pela Bridgestone com a FIA (Federação Internacional do Automóvel) para reduzir o impacto gerado pelos veículos no meio ambiente.
A ação "Torne o seu Carro Ecológico" revisou quase 9 mil veículos na América Latina e constatou que 20% dos pneus revisados estavam com a pressão 38% abaixo do recomendado.
Por conta da falta de calibração, um em cada sete condutores coloca a segurança em risco. E um em cada cinco dirige habitualmente com baixa pressão em ao menos um dos pneus de seu carro.
Direção sustentável
Neste ano, a empresa pretende continuar com a ação a fim de conscientizar os motoristas sobre a importância da manutenção dos pneus para a preservação da própria segurança, bem como para a preservação do meio ambiente. Para manter uma direção sustentável, a Bridgestone dá dez dicas aos motoristas:
1 - Compre produtos ecológicos;
2 - Planeje sua viagem;
3 - Verifique com frequência a pressão dos pneus;
4 - Evite cargas desnecessárias e o uso do bagageiro;
5 - Não esquente o motor do carro antes de começar a dirigir;
6 - Use o ar condicionado somente quando necessário;
7 - Acelere suavemente e mantenha uma velocidade constante;
8 - Use o freio-motor;
9 - Não mantenha o motor ligado enquanto estiver parado;
10 - Compense as emissões geradas de gás carbônico.
Fonte: InfoMoney, 17 de junho de 2010