De acordo com Araújo, atualmente, circulam em Marabá mais de 50 mil veículos. No ano passado, eram 46 mil. O diretor do DMTM ressalta que o mercado imobiliário aquecido contribui para aumentar o caos no trânsito, pois com mais gente chegando para morar e trabalhar na cidade mais sobrecarregado fica o tráfego de veículos.
Araújo ressalta ainda que em locais como os arredores da Praça São Francisco, no bairro Cidade Nova, os motoristas são obrigados a circular várias vezes os quarteirões inteiros na busca por uma vaga para estacionar, como se estivesse em uma metrópole.
O problema tem preocupado não só os motoristas, mas também os vereadores da Câmara Municipal e a coordenação do DMTM. Muito em breve, o Departamento pretende estabelecer um estacionamento rotativo, com a chamada área azul, a exemplo do que já vem ocorrendo em Belém.
Em contato com o jornal O Liberal, Araújo disse que o ideal é preparar um mapa das áreas mais congestionadas atualmente na cidade, para criar a zona azul, a partir do modelo da capital do Paraná, Curitiba.
Fonte: O Liberal (Belém), 18 de junho de 2010