Segundo a Polícia Militar, antes da aplicação da lei seca, já era realizado o programa ODS (Operação Direção Segura) na cidade de São Paulo, fiscalizando e orientando os motoristas sobre o perigo de dirigir embriagado. As operações eram realizadas exclusivamente pelo 34° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, especializado no policiamento de trânsito da capital.
No início da Operação Direção Segura, dos 295 condutores que foram submetidos ao teste do bafômetro, 17% foram flagrados embriagados. No mesmo período em 2010, 13.482 condutores foram submetidos ao teste e 2,4% estavam embriagados, resultando na queda de quase 15 pontos percentuais nos flagrantes de embriaguez.
Com a lei seca, a fiscalização foi intensificada com a implantação do CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito) e com a participação massiva de todos os 32 batalhões, das áreas mais centrais da cidade até seus extremos, diminuindo os casos de acidentes por embriaguez.
Após a publicação da lei seca, 364.630 pessoas foram abordadas e 221.727 condutores foram submetidos ao teste do etilômetro - conhecido popularmente por bafômetro. Destes, 8.926 foram autuados e 1.425 presos pela infração de trânsito de embriaguez ao volante.
O CPTran promove a Operação Direção Segura, além da ODS - Viva Brasil no dia 25 de junho, devido aos jogos da Seleção Brasileira.
Fonte: BOL Notícias, 20 de junho de 2010