A aliança de montadoras representa General Motors, Ford e Chrysler, bem como Toyota, Volkswagen e outras fabricantes estrangeiras de carros.
O setor de comunicação sem fio, incluindo fabricantes de celulares, operadoras de telefonia móvel e algumas empresas de internet representadas pela CTIA-Wireless Association, também acredita que o uso de mensagens de texto seja incompatível com a segurança ao volante.
No ano passado, mais de um trilhão de mensagens de texto foram enviadas e recebidas por aparelhos sem fio, entre os quais celulares e celulares inteligentes, segundo a associação. Não há estatísticas sobre o número de pessoas que usam mensagens de texto enquanto dirigem, afirmou o grupo.
Os dados sobre colisões relacionadas ao uso de mensagens de texto são circunstanciais. Mas McCurdy citou pesquisas do Virginia Tech Transportation Institute, que constatou, em estudo divulgado em junho, que o uso de mensagens de texto ao volante causava mais distração que conversar ao celular ou manipular um objeto.
Fonte: agência Reuters, 24 de setembro de 2009