Consumidor financia carro sem ter poupança e inamplência sobe (28/09/2009)
A ascensão de mais de 20 milhões de pessoas para a Classe C, somada às facilidades de financiamento de carros verificadas em 2007 e 2008, fez com que as vendas desse bem crescessem de forma significativa nesse período, analisa o site InfoMoney. Porém, de acordo com o economista Ayrton Fontes, da agência de varejo MSantos, essas condições também têm feito com que a inadimplência no financiamento de veículos cresça. Desde janeiro deste ano, quando estava em 4,6%, o aumento foi de 0,2 ponto percentual ao mês, e, apenas no período entre junho de 2008 e o mesmo mês deste ano, a inadimplência teve alta de 75%, ao passar de 3,2% para 5,6%.
"São mais de 20 milhões de pessoas que entraram na classe do consumo e fazem a compra por impulso, porque a parcela cabe no bolso. Grande parte não possui uma poupança e até consegue pagar as primeiras parcelas, mas depois se enrola com as contas", explica. Fontes também ressalta que o aumento não pode ser atribuído apenas à crise econômica.
Para quem está inadimplente, o economista sugere tentar vender o carro para alguém que tenha condições de assumir o débito, o que pode ser difícil. Também há a possibilidade de devolver o bem amigavelmente. O carro irá a leilão e o valor arrecadado será abatido da dívida que a pessoa possui com o banco.
Fonte: site InfoMoney, 28 de setembro de 2009