A ação, que envolveu mais de 200 funcionários, visa organizar o fluxo dos usuários no sentido Corinthians-Itaquera (Linha 3-Vermelha). A operação iria ocorrer das 17h30 até 19h, mas durou apenas 25 minutos. De acordo com a Secretaria, a chuva aumentou o fluxo de passageiros, o que provocaria ainda mais transtornos.
Os usuários entrevistados pelo UOL Notícias se queixavam da confusão na plataforma e da falta de informações. "Está a mesma coisa, só é mais confuso. Pode ser que com o tempo melhore", disse Daiana Alves Iogi, auxiliar contábil. Dentro do trem, segundo ela, a sensação de aperto era mesma.
Na estação Tatuapé da CPTM a operação deverá ocorrer das 17 às 19h, na plataforma de embarque da linha 11-Coral, no sentido Guaianazes.
O intuito é evitar empurra-empurra para ingressar no trem e reduzir a superlotação dos vagões. Caso dê certo, a contenção será ampliada para outros horários e plataformas.
Segundo reportagem da Folha, os agentes deverão permitir o ingresso de cerca de 600 passageiros por trem. Hoje, aguardam embarque na plataforma entre 1.000 e 2.000 pessoas.
Fonte: Folha de S. Paulo e UOL Notícias, 28 de setembro de 2009