Conforto
Na avaliação do professor Garrone Reck, do Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a implantação do novo modelo não interfere de maneira impactante no transporte público da cidade. Para ele, um veículo maior pode trazer mais conforto para os usuários porque o modelo biarticulado leva muitos passageiros em pé, mas ele diz que ações para aumentar o número de veículos e diminuir o tempo de espera nos pontos de ônibus são mais efetivas. "De qualquer forma, uma oferta maior de lugares é positiva", disse o professor.
O ônibus é 100% biocombustível. Segundo Eduardo Tows, gerente de manutenção da viação responsável pelo veículo, ele vai rodar apenas com combustível à base de soja porque é a matéria-prima que melhor se adapta ao clima curitibano.
Deficientes físicos, auditivos e cegos possuem dispositivos específicos para suas necessidades dentro do Ligeirão Azul. Há ainda, conforme determina a legislação federal, assentos específicos para passageiros que sofrem de obesidade. Além do lugar reservado para cadeira de rodas, o cadeirante pode acionar um mecanismo que avisa ao motorista sobre a parada na próxima estação tubo, como são conhecidos alguns pontos de ônibus em Curitiba.
Implantação
Nesta primeira fase de implantação dos novos veículos, serão 10 ônibus na linha Boqueirão. Para a fase seguinte, a Urbs informou que serão mais 14 carros que vão circular na Linha Verde (antiga BR-116), que liga a região Sul ao centro da cidade.
O Ligeirão Azul vai substituir os ônibus articulados que hoje realizam o trajeto.
Fonte: portal G1, 16 de abril de 2011