Grande quantidade de carros afeta qualidade do ar em Araraquara (15/04/2011)
A cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, é um dos municípios com mais carros na rua do Estado. A frota também cresce acima da média nacional. O resultado disso é muito trânsito e muita poluição. A situação dos moradores só não é pior por causa da grande quantidade de árvores na cidade, relata reportagem do G1. A frota de automóveis no Estado aumentou quase 6% de 2009 para 2010. Enquanto a média estadual é de um carro para cada três pessoas, Araraquara tem um para cada 2,7 pessoas. Isso significa mais veículos circulando com menos passageiros, o que interfere no meio ambiente.
Em 2010, o crescimento da frota total de veículos na cidade foi de 9,5%, enquanto a média nacional foi de 8,4% de aumento.
Apesar do grande número de veículos, a cidade é uma das mais arborizadas do Estado, com 64 m2 de área verde por habitante. Isso é cinco vezes mais que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde.
As árvores retiram do ar o dióxido de carbono, que é um poluente. Mas é preciso que os carros também tenham filtros, para diminuir a emissão de outras substâncias que fazem mal à saúde.
Fonte: portal G1, 15 de abril de 2011