Os dados foram obtidos pela reportagem de o Estado de S. Paulo a partir da análise dos 476 boletins de trânsito divulgados de hora em hora pela CET no período. Foram analisadas todas as vezes em que os índices da Marginal do Tietê aparecem na parte "Principais Lentidões do Momento", quando são informadas as cinco vias mais problemáticas daquela hora e a extensão dos congestionamentos. A via aparece praticamente ao longo de todo o dia - a CET se recusou a divulgar os dados de todas as horas monitoradas. O confronto dos dados aponta uma possível perda de praticamente todo o ganho em fluidez obtido com a inauguração das novas pistas.
Há dez dias, a companhia informou que os dados de abril - analisadas todas as horas monitoradas - apontavam uma melhora de aproximadamente 40% apenas na Marginal do Tietê. Foi ressaltado que contribuiu para a queda nos congestionamentos a redução de 11,8% no volume de caminhões no pico da manhã e de 6,8%, à tarde. "Foi um alívio momentâneo. Mas esses espaços livres passaram a ser preenchidos pelos carros que antes cortavam por dentro da cidade e agora andam a Marginal inteira. E ainda há o risco de que pessoas do transporte público tenham voltado para os automóveis", diz o engenheiro e especialista em Transportes Horácio Augusto Figueira.
No primeiro mês das novas pistas, a CET registrou um aumento de 10% no volume de automóveis na Marginal, o que corresponde a 30 mil carros a mais por dia.
Gargalos agora param sentido Ayrton Senna
O levantamento feito pelo Estado também aponta uma mudança na dinâmica dos congestionamentos na Marginal do Tietê. Nas semanas de março anteriores à inauguração das novas pistas - no dia 27 -, o sentido que concentrava a maior parte das lentidões era o da Rodovia Castello Branco, principalmente na pista expressa. Na semana de 15 a 19 deste mês, por exemplo, a pista expressa desse sentido registrou um total de 361,2 km de lentidão, ante 182,8 km da pista local da mesma direção. As lentidões no sentido inverso ficaram em 114 km na pista expressa e em 70,6 km, na local.
A situação se inverteu, no entanto, em abril e maio. Em todas as semanas desses meses, as maiores lentidões estiveram na pista expressa do sentido Ayrton Senna.
A análise dos principais trechos de congestionamento aponta para a existência de um grande gargalo na região da ponte do Rio Tamanduateí, sentido zona leste. O levantamento dos boletins de trânsito apontou um total de 473 trechos de grandes congestionamentos na via - com diversas combinações de pontos de início e fim das filas de veículos. Desse total, 86 (18%) começam no Tamanduateí. O grande problema nesse trecho é a obra de construção de um dos viadutos.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 27 de maio de 2010