No centro, a média de uma mensalidade em 2009 era R$ 110. Na semana passada, a média era de R$ 280. Segundo levantamento do Sindicato, entre 2005 e 2009, o número de estacionamentos nas nove regiões da cidade onde há mais vagas (Pinheiros, Vila Mariana, Bela Vista, centro, Itaim-Bibi, Berrini, Jardins, Liberdade e Via Funchal) cresceu 4,43%. Já a quantidade de vagas aumentou 8,89%. Subiu de 180.878 para 196.950. As exceções são as regiões da Berrini (teve aumento de garagens e redução de vagas), Jardins (os dois números caíram), Bela Vista e Liberdade (onde não houve variação). "A política da Prefeitura de eliminar vagas gratuitas estimula o aumento de estacionamentos e o encarecimento do serviço", disse o presidente Sindicato dos Empregados em Estacionamentos do Estado (Seeg), Francisco Antônio da Silva. Irregulares
Hoje, a capital tem 15 mil estacionamentos, dos quais 3 mil são clandestinos, segundo o Seeg. A fiscalização é feita pelas subprefeituras. Procurada, a Secretaria de Subprefeituras não deu informações sobre autuações. Além da autorização, as garagens precisam ter seguro contra roubo e danos dos veículos, CNPJ e entregar nota fiscal. "Estes itens devem estar afixados na entrada", afirma Silva.
Na Vila Mariana, protesto contra fim de Zona Azul
Comerciantes e moradores da Rua Domingos de Morais, Vila Mariana, na zona sul de São Paulo, fecharam o trânsito da via por cerca de 40 minutos dia 31 de maio em protesto contra a extinção de vagas para estacionamento. Eles também são contra projeto para construção de um corredor de ônibus na rua.
O protesto começou às 16h, quando os lojistas fecharam as portas. Depois de percorrer cerca de três quadras, os manifestantes fecharam a via no cruzamento com o Largo Ana Rosa. O trânsito ficou complicado. O congestionamento ia até o início da Avenida Paulista.
O estacionamento foi proibido há 20 dias. "Estimamos que o movimento cairá em 60%", diz o comerciante e um dos organizadores do ato, Alexandre Ibrahim. "Queremos a Zona Azul de volta." Por volta das 17h, o protesto terminou e as lojas foram reabertas. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que 68 vagas de Zona Azul foram eliminadas na região para dar mais fluidez ao trânsito. A medida foi necessária por conta da motofaixa na Rua Vergueiro.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 1º de junho de 2010