Algumas variantes como valor de revisão, consumo de combustível, seguro e impostos pesam no bolso ao longo da vida útil do carro. As taxas governamentais variam a cada ano, como IPVA, calculado sobre o valor de mercado, e o DPVAT, fixo para todos os veículos, e sempre contam uma boa porcentagem na hora de assinar o cheque para arcar com os custos do veículo.
Para se ter uma ideia do quanto se gasta com um carro durante 60 mil km, quilometragem média que o primeiro dono percorre com o veículo, o iCarros selecionou os cinco modelos mais vendidos em 2010 (até abril) para comprovar se o mais barato realmente sai em conta.
Neste cálculo, foram levados em consideração o preço da compra, as revisões e o gasto com combustível (média com álcool, levando em conta o preço médio no País em maio, que foi de R$ 1,766, de acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo).
Quanto às revisões, as montadoras consultadas possuem tabelas de preços que devem ser praticados pelas concessionárias. Apenas a Volkswagen não inclui a mão de obra, deixando este valor a cargo das autorizadas. Dessa forma, o iCarros pesquisou em algumas concessionárias de São Paulo a média de preço tanto para o Gol como para o Fox. Segundo as revendas, o intervalo entre as manutenções é de 15 mil km para os novos Gol e Voyage. Mesmo assim, os dois modelos foram os que dão menos despesas ao longo dos primeiros 60 mil km em relação ao preço de compra.
Fonte: iCarros, 26 de maio de 2010