O prefeito também anunciou o aumento do horário de restrição que vale hoje na Avenida dos Bandeirantes e Marginal Pinheiros. Atualmente, é das 5h às 21h. Passará a ser das 4h às 22h. A Prefeitura não divulgou detalhes sobre as áreas de restrição na Marginal Tietê. Somente a região do Ceagesp deve ser liberada para o escoamento de carga. A Prefeitura quer que os caminhões utilizem mais a Avenida Jacu Pêssego, na Zona Leste, que faz ligação com o Trecho Sul do Rodoanel. Os caminhões menores, os VUCs, ficaram livres da proibição e devem ser utilizados em maior escala pelas empresas. "Vamos pedir uma audiência com o prefeito para tentar rever essa decisão. As autoridades parecem esquecer que todo o abastecimento é feito pelos caminhões. Na Zona Norte, por exemplo, existem diversas empresas do setor. Como os caminhões chegarão até lá?", afirmou Francisco Pelucio, presidente do Setcesp (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região).
Efeito paliativo
Especialistas em trânsito entrevistados pelo Diário disseram que a medida anunciada terá apenas efeito paliativo e não resolverá por muito tempo os congestionamentos. "Nos primeiros meses, existe melhora, mas depois acaba. É preciso tirar os veículos de passeio das ruas e fazer com que se ande no transporte coletivo", afirmou o consultor Flamínio Fischmann. "Como não existe rede ferroviária para escoamento das cargas, os caminhões ocuparam esse papel. Não basta uma ação isolada da Prefeitura para melhorar o trânsito. É preciso um plano maior que envolva esferas dos governos estadual e federal", opinou o consultor Joseph Barat.
Caminhoneiros dizem que ação não melhorará o trânsito
Motoristas de caminhão afirmam que a restrição de circulação imposta na Marginal Pinheiros não ajudou a melhorar o trânsito e impor a mesma medida na Marginal Tietê também não vai dar o resultado desejado. Os motoristas alegam que, com a restrição, os grandes veículos de carga foram substituídos por dezenas de veículos menores, que têm permissão para rodar em qualquer horário. Ou seja, na prática haveria mais caminhões circulando nas marginais.
Os motoristas de caminhão também reclamam que o Rodoanel, construído com o objetivo de desafogar o trânsito na capital, tem tráfego intenso de veículos de passeio, e isso desanima os caminhoneiros a utilizarem essa rota.
Fonte: Diário de São Paulo, 11 de novembro de 2011