Especialistas em transportes consultados pelo Estado consideram essa oferta de vagas para veículos nos novos empreendimentos forte incentivo ao uso do transporte individual e dizem que a infraestrutura não evoluiu no mesmo ritmo.
Santos, que tem área menor que a abrangida pela Subprefeitura da Lapa, em São Paulo, surfa na onda do pré-sal e tem vários lançamentos de prédios de mais de 30 andares e seis vagas na garagem por unidade. É a cidade que mais ganha vagas - 3.403 neste ano, segundo a empresa de consultoria Geoimovel.
Mas para usufruir desse crescimento é preciso primeiro conseguir entrar na cidade. A chegada pela Rodovia Anchieta trava na hora do rush e especialmente em época de safra, por causa da grande quantidade de caminhões. Para ir do centro à praia, a reportagem levou 30 minutos ao longo dos 3 km da Avenida Conselheiro Nébias, às 19h de uma quinta-feira. Normalmente, o trajeto é feito em dez minutos. O fluxo na avenida da praia também para no limite com São Vicente.
Guarujá
A Praia da Enseada é a que passa pelas maiores transformações, com pelo menos cinco lançamentos. Entre eles, há opção de quatro vagas privativas. Perto dali, a Avenida Dom Pedro I, que leva ao centro, eventualmente fica congestionada. Assim como a Avenida Adhemar de Barros, que leva à balsa para Santos, onde a espera para atravessar chega a 40 minutos em horários de pico.
A Praia Grande tem empreendimentos de luxo como A Ilha, com mais de 250 unidades. É a cidade onde a frota mais cresceu nos últimos dez anos, 230%, mas que ainda depende de um único eixo principal de tráfego para entrar e cruzar todos os bairros da cidade. É o eixo Avenida Ayrton Senna/Via Expressa Sul, congestionado todos os dias.
O engenheiro especialista em transportes Horácio Figueira afirma que o crescimento imobiliário se complementa ao modelo adotado no Brasil, de privilegiar o carro. "Sem investimentos em ônibus e com essa dependência do automóvel, as cidades chegarão ao colapso, até econômico, pela dificuldade de circular." Ele defende mais ciclovias.
VLT e túnel são apostas para reduzir o tráfego
A principal aposta para reduzir o trânsito no litoral de São Paulo é a criação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Serão 15 km, cruzando São Vicente e Santos. A expectativa do governo estadual é criar um sistema metropolitano integrado com os ônibus, para estimular o uso do transporte público. A previsão de conclusão é 2014.
Outra iniciativa é o túnel ligando Santos ao Guarujá. Hoje, a principal ligação entre as duas cidades é feita por meio de balsa. Após diversos projetos e promessas de ligações secas feitos nos últimos 50 anos, agora o governo do Estado quer levar a cabo a construção do túnel e entregá-lo em 2016.
Antes dessas obras, a prefeitura de Santos afirma que vem tomando medidas para mitigar o impacto dos novos empreendimentos. Uma delas foi alterar o Plano Diretor, neste ano. Em 53% das vias, as consideradas mais estreitas, as novas construções serão 30% menores.
A prefeitura do Guarujá diz que a cidade não tem congestionamentos fora da temporada e feriados. Destaca a construção de uma avenida perimetral na margem do porto que fica no Guarujá - o que deve diminuir o número de caminhões na Rodovia Cônego Domênico Rangoni. A cidade vai rediscutir seu Plano Diretor no ano que vem.
A prefeitura de Praia Grande afirmou que está em andamento a remodelação da Avenida Ayrton Senna, na entrada da cidade. Serão eliminados os quatro semáforos do local com a construção de dois viadutos.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 13 de novembro de 2011