Parking News

O feriado prolongado no litoral será, mais uma vez, sinônimo de trânsito. Mas o que muitos turistas não sabem é que os congestionamentos ocorrem também nos dias úteis, de segunda a sexta-feira. Os arranha-céus que estão sendo inaugurados neste ano em Santos, Guarujá e Praia Grande criarão 7.310 vagas de veículos, contribuindo para um problema que parece sem fim: a explosão da frota e do trânsito nessas cidades, analisa O Estado de S. Paulo. A quantidade de veículos cresceu 94% nos últimos dez anos nesses municípios. Hoje, são 434 mil veículos.
Especialistas em transportes consultados pelo Estado consideram essa oferta de vagas para veículos nos novos empreendimentos forte incentivo ao uso do transporte individual e dizem que a infraestrutura não evoluiu no mesmo ritmo.
Santos, que tem área menor que a abrangida pela Subprefeitura da Lapa, em São Paulo, surfa na onda do pré-sal e tem vários lançamentos de prédios de mais de 30 andares e seis vagas na garagem por unidade. É a cidade que mais ganha vagas - 3.403 neste ano, segundo a empresa de consultoria Geoimovel.
Mas para usufruir desse crescimento é preciso primeiro conseguir entrar na cidade. A chegada pela Rodovia Anchieta trava na hora do rush e especialmente em época de safra, por causa da grande quantidade de caminhões. Para ir do centro à praia, a reportagem levou 30 minutos ao longo dos 3 km da Avenida Conselheiro Nébias, às 19h de uma quinta-feira. Normalmente, o trajeto é feito em dez minutos. O fluxo na avenida da praia também para no limite com São Vicente.
Guarujá
A Praia da Enseada é a que passa pelas maiores transformações, com pelo menos cinco lançamentos. Entre eles, há opção de quatro vagas privativas. Perto dali, a Avenida Dom Pedro I, que leva ao centro, eventualmente fica congestionada. Assim como a Avenida Adhemar de Barros, que leva à balsa para Santos, onde a espera para atravessar chega a 40 minutos em horários de pico.
A Praia Grande tem empreendimentos de luxo como A Ilha, com mais de 250 unidades. É a cidade onde a frota mais cresceu nos últimos dez anos, 230%, mas que ainda depende de um único eixo principal de tráfego para entrar e cruzar todos os bairros da cidade. É o eixo Avenida Ayrton Senna/Via Expressa Sul, congestionado todos os dias.
O engenheiro especialista em transportes Horácio Figueira afirma que o crescimento imobiliário se complementa ao modelo adotado no Brasil, de privilegiar o carro. "Sem investimentos em ônibus e com essa dependência do automóvel, as cidades chegarão ao colapso, até econômico, pela dificuldade de circular." Ele defende mais ciclovias.
VLT e túnel são apostas para reduzir o tráfego
A principal aposta para reduzir o trânsito no litoral de São Paulo é a criação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Serão 15 km, cruzando São Vicente e Santos. A expectativa do governo estadual é criar um sistema metropolitano integrado com os ônibus, para estimular o uso do transporte público. A previsão de conclusão é 2014.
Outra iniciativa é o túnel ligando Santos ao Guarujá. Hoje, a principal ligação entre as duas cidades é feita por meio de balsa. Após diversos projetos e promessas de ligações secas feitos nos últimos 50 anos, agora o governo do Estado quer levar a cabo a construção do túnel e entregá-lo em 2016.
Antes dessas obras, a prefeitura de Santos afirma que vem tomando medidas para mitigar o impacto dos novos empreendimentos. Uma delas foi alterar o Plano Diretor, neste ano. Em 53% das vias, as consideradas mais estreitas, as novas construções serão 30% menores.
A prefeitura do Guarujá diz que a cidade não tem congestionamentos fora da temporada e feriados. Destaca a construção de uma avenida perimetral na margem do porto que fica no Guarujá - o que deve diminuir o número de caminhões na Rodovia Cônego Domênico Rangoni. A cidade vai rediscutir seu Plano Diretor no ano que vem.
A prefeitura de Praia Grande afirmou que está em andamento a remodelação da Avenida Ayrton Senna, na entrada da cidade. Serão eliminados os quatro semáforos do local com a construção de dois viadutos.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 13 de novembro de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Grandes para lá, pequenos para cá (11/11/2011)

Prefeitura decidiu expulsar dos horários de pico os caminhões da Marginal Tietê. A medida, anunciada dia 10 de novembro pelo prefeito Gilberto Kassab, proibirá os veículos de grande porte de circular (...)

ABC também vai restringir caminhões (09/11/2011)

A exemplo do que ocorreu na capital, as cidades do ABC paulista vão proibir a circulação de caminhões em 23 vias a partir do dia 21 de dezembro. A medida, decidida dia 7 de novembro pelo Consórcio Int (...)

Lei seca prende 53% por outros crimes (14/11/2011)

Flagrantes de roubo, sequestro, porte de arma, tráfico de drogas e até motoristas com dívidas de pensão alimentícia. Mais da metade das prisões feitas pela Polícia Militar durante as blitze da lei sec (...)


Seja um associado Sindepark