A reportagem foi feita com apoio da afiliada da Rede Globo, a TV Bahia.
Os operários já concluíram 30% da Arena Fonte Nova. O estádio fica na região central de Salvador. Já é possível ver as colunas de sustentação das arquibancadas. Do lado de fora, a terceira maior capital do país sofre os efeitos da falta de obras que poderiam desafogar o trânsito.
Salvador não tem um único quilometro de metrô funcionando. A obra, de responsabilidade da prefeitura, se arrasta há quase 12 anos. São apenas 6 quilômetros da linha 1, o menor trecho do país. Agora, parece que o trem vai finalmente partir e passar perto do estádio. "De abril a junho de 2012, nós estaremos começando a transportar passageiros. Inicialmente com gratuidade para a população começar a aprender a andar de metrô e depois operando firme", afirma João Leão, chefe da Casa Civil da Prefeitura de Salvador.
Quando a obra do metrô começou, no ano 2000, a cidade tinha 412 mil carros. Agora, já são 762 mil, um aumento de 84%.
O governo do estado se comprometeu a construir a linha 2, que sai da cidade de Lauro de Freitas, ao lado do aeroporto de Salvador, e se liga à linha 1, em um percurso de 22 quilômetros. O edital de licitação só deve ser lançado no início do ano que vem. A promessa é que a obra fique pronta em 2014, antes da Copa do Mundo, mas depois da Copa das Confederações.
Para o evento-teste da Fifa, o estádio fica pronto. É o que as responsáveis pela obra garantem. Assim como Recife, Salvador tem o tempo como adversário.
São 1,4 mil pessoas trabalhando na obra. Todas, claro, apaixonadas por futebol. E elas transformam todo esse amor e empenho para que Salvador não fique de fora da Copa das Confederações.
Fonte: Jornal Nacional (TV Globo), 10 de novembro de 2011