Para testemunhar a sensação de impotência e angústia dos motoristas, quatro repórteres de Época fizeram na semana passada o mesmo trajeto, de aproximadamente 20 km, entre dois bairros de São Paulo: o Tatuapé, na zona leste, e o Morumbi, na zona sul. Cada um usou um meio de transporte: o próprio carro, táxi, a garupa de uma moto e coletivos (metrô e ônibus). A viagem mais rápida, de moto, levou 43 minutos. A mais longa, por transporte público, durou quase duas horas.
Segundo a reportagem de Época, há exemplos de grandes cidades no mundo que têm feito progressos e destaca idéias que têm livrado as cidades do sufoco no trânsito. 1) A cidade de Curitiba, por exemplo, é considerada um modelo de inovação no transporte público na América Latina. 2) Pedágio urbano, um modo de diminuir o número de carros em uma área cobrando pela sua passagem. 3) Integrar o uso de bicicletas ao transporte público. Para reduzir o trânsito e a poluição, Paris está estimulando os franceses a pedalar. 4) Vias exclusivas para carros com passageiro. Em algumas cidades dos EUA, há faixas exclusivas para carros com mais de dois passageiros. 5) Gestão global do trânsito. 6) Incentivar a "desmotorização". Ao contrário do que ocorre na maioria das cidades dos Estados Unidos, o transporte público é o mais usado pelos nova-iorquinos. 7) Novas tecnologias. Alguns equipamentos podem ajudar a fugir do trânsito ou, no caso de controladores de tráfego, auxiliar a distribuir melhor os carros pelas ruas. 8) Pulverizar os horários de pico. Várias empresas já adotam medidas para facilitar a vida de seus funcionários.
Fonte: Revista Época (SP), 17 de março de 2008