Kassab prepara pacote para o trânsito (14/03/2008)
No dia em que São Paulo registrou o maior trânsito do ano - 221 km de vias congestionadas às 19h - e após seis quebras de recorde de lentidão pela manhã nas últimas duas semanas, a gestão Gilberto Kassab anunciou que lançará, em abril, medidas para melhorar a fluidez do tráfego. O pacote se baseia em três pilares, de acordo com o secretário municipal dos Transportes, Alexandre de Moraes: a proibição do estacionamento, nos horários de pico, em vias de trânsito complicado; a retirada, também no período de pico, dos caminhões de carga e descarga dessas vias; e a divulgação de 140 rotas alternativas aos eixos mais congestionados.
Segundo a Folha de S. Paulo, sincronização de semáforos e pequenas obras de liberação de vias em 19 locais de trânsito "estrangulado" - especialmente terminais de ônibus - também farão parte do pacote. As medidas, afirmou o secretário, são produto de um estudo de "inteligência viária".
Com as 140 rotas alternativas, que serão divulgadas por campanha de publicidade institucional e não obrigatórias, o secretário espera dividir o trânsito. Uma viagem de helicóptero no horário de pico, diz Moraes, permite observar que o trânsito está carregado em grandes avenidas e livre em vias paralelas.
Fonte: Folha de S. Paulo (SP), 14 de março de 2008