A chegada da zona azul à rua Brasil, região central de Araçatuba, surpreendeu empresários daquele corredor comercial. Foram colocadas placas informando sobre a cobrança pelo estacionamento em via pública e instalados parquímetros na via, entre as ruas José Pereira dos Santos e Coroados. A novidade divide a opinião de quem trabalha ou tem negócios por ali. No entanto, já era prevista no contrato firmado entre Prefeitura e Arapark, concessionária do serviço.
Há 26 anos, José Domingos é proprietário de uma elétrica na rua Brasil. Para ele, o estacionamento rotativo deve afugentar seus clientes. "As vendas já andam fracas. Com a cobrança, devem cair ainda mais", lamenta. Para Domingos, o estacionamento rotativo deveria ficar restrito às proximidades do calçadão e da praça Rui Barbosa. Por enquanto, em apenas três quadras da nova área estão sendo feitas cobranças. O quarto quarteirão ainda está sendo preparado, segundo a concessionária.
A avaliação do empresário Antônio Carlos Rodrigues, que tem uma loja de máquinas e ferramentas naquela via, é diferente da opinião de Domingos. Ele não acredita que as vendas cairão, mas também não sabe se a procura por seus produtos crescerá. Para Rodrigues, a medida traz mais conforto aos clientes. "Quem quer comprar alguma coisa por aqui, não consegue estacionar e precisa ficar rodando com o veículo. Isso acontece porque os próprios comerciantes e funcionários param seus carros em frente ao local de trabalho".
VAGAS
Naquela rua, foram delimitadas 65 vagas com as sarjetas pintadas de azul. Dessas, dez serão reservadas para idosos e sete para pessoas com necessidades especiais. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, esses espaços devem ser adequados dentro de um mês. Para motocicletas, aquela região receberá 10 bolsões com capacidade para 100 veículos. Recentemente, também foram demarcadas algumas quadras das ruas Bandeirantes e General Glicério.
Fonte: Folha da Região (Araçatuba), 28 de junho de 2014

Categoria: Mercado

Zonas Verdes, o novo espaço público (10/07/2014)

Grandes cidades como São Paulo estão cada vez mais lotadas de carros e privilegiando os automóveis, deixando a convivência entre os pedestres no espaço público cada vez menor. A culpa não é dos motori (...)