Parking News

O projeto que pretende adaptar o centro de Porto Alegre para os pedestres, apresentado em abril pela ONG Mobicidade e discutido por um grupo de trabalho multidisciplinar, poderá sofrer adaptações. Na proposta original feita ao prefeito José Fortunati, haveria diminuição de espaços para carros e ampliação para circulação a pé em ruas como Marechal Floriano Peixoto, Vigário José Inácio e Doutor Flores.
Mas o projeto pode tomar outro rumo. Após o início da discussão, outras propostas que estavam engavetadas no Paço Municipal foram trazidas à tona. Uma delas, defendida por Glênio Vianna Bohrer, coordenador do projeto Viva o Centro e secretário adjunto de Desenvolvimento de Assuntos Especiais, pretende revitalizar a Rua dos Andradas. Isso incluiria, porém, criar mais vagas de estacionamento à noite entre as ruas Otávio Rocha e Vigário José Inácio. Também seria permitida a circulação de veículos à noite, para aumentar a sensação de segurança do pedestre.
"Estamos avançando em propostas e reunindo projetos já existentes para ver se é possível alinhar tudo o que nós temos e tentar chegar a um denominador comum", diz Bohrer.
Problema seria disputa entre carros e pedestres
Para integrantes da ONG, esta seria uma medida tímida para o que pode ser feito. Os motoristas já não respeitam a sinalização que existe hoje. "Não podemos aceitar a ampliação de vagas à noite", avalia Marcelo Kalil, da Mobicidade. Arquitetos como Mário Guidoux Gonzaga, do escritório 0E1, entendem que o projeto não resolveria o problema que existe hoje, que são carros e pessoas disputando o mesmo espaço. Por isso, a posição do Instituto de Arquitetos do Brasil, também participante das discussões, é que seja feito um concurso nacional para receber propostas de ideias e, então, com a participação popular, decidir o melhor projeto para o Centro.
Fonte: Zero Hora (Porto Alegre), 11 de julho de 2014

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Zonas Verdes, o novo espaço público (10/07/2014)

Grandes cidades como São Paulo estão cada vez mais lotadas de carros e privilegiando os automóveis, deixando a convivência entre os pedestres no espaço público cada vez menor. A culpa não é dos motori (...)

Vitória implanta Zona Azul (11/07/2014)

Desde o dia 14, Vitória de Santo Antão, cidade da Zona da Mata pernambucana com 134 mil habitantes, passou a contar com estacionamento rotativo Zona Azul. Serão mais de 500 vagas disponíveis para carr (...)


Seja um associado Sindepark