Desde o dia 14, Vitória de Santo Antão, cidade da Zona da Mata pernambucana com 134 mil habitantes, passou a contar com estacionamento rotativo Zona Azul. Serão mais de 500 vagas disponíveis para carros e mais de 300 para motocicletas, no Centro da cidade. É uma tentativa municipal de organizar o trânsito nas ruas centrais da cidade, que vem atraindo novos moradores com o desenvolvimento do parque industrial e comercial.
Ao contrário do Recife, que ainda utiliza os velhos talões de papel, a prefeitura fará uso de modernos parquímetros que emitem o tíquete para uso do serviço. Os parquímetros registram os horários de estacionamento em vias públicas e permitem o pagamento pelo período indicado diretamente na máquina.
O sistema já é utilizado em mais de 20 cidades do País, a exemplo de Arcoverde, no Sertão do Estado, além de ser comum nos Estados Unidos e na Europa. Em Vitória, vai estar programado para receber moeda de todos os valores, permitindo também o pagamento por meio de um cartão que pode ser adquirido e recarregado pelos motoristas na própria máquina. A empresa responsável pela operação será a Sinal Park, pioneira na área.
Os locais liberados para parada foram indicados com placas e sinalização horizontal. Catorze fiscais vão auxiliar os motoristas, fornecendo informações sobre o uso do equipamento. Os profissionais passaram por capacitação para poder atuar nas vias. De acordo com o diretor da Agência de Trânsito de Vitória de Santo Antão (Agtran), Hildebrando Antonio de Lima, a implantação da Zona Azul ajudará a melhorar o trânsito local, pois muitos motoristas estacionam nas vias públicas por horas seguidas, tornando difícil a circulação no Centro. "Além disso, é um jeito prático, seguro e honesto de fazer uso do espaço público", comenta.
APOIO
A iniciativa tem a aprovação de moradores.
"O trânsito aqui é caótico. Temos muita dificuldade em encontrar estacionamento nas vias públicas. No Centro, é praticamente impossível. Acredito que a Zona Azul vai trazer melhorias nesse sentido", afirma o advogado José Fernando Moura, 52 anos. Já o estudante Ian Victor Paiva de Lima, 19, acredita que a proposta representa um passo importante para o progresso de Vitória. "É uma tentativa de organizar o trânsito, principalmente para uma cidade que está crescendo."
Mas também são necessárias melhorias na estrutura das vias, analisa. A Zona Azul funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. O valor do estacionamento (duas horas de permanência) é de R$ 1,50 para carro e R$ 0,70 para moto. Meia hora custará R$ 0,75 para veículos e R$ 0,35 para motos.
Fonte: Jornal do Commercio (Recife), 11 de julho de 2014

Zonas Verdes, o novo espaço público (10/07/2014)

Grandes cidades como São Paulo estão cada vez mais lotadas de carros e privilegiando os automóveis, deixando a convivência entre os pedestres no espaço público cada vez menor. A culpa não é dos motori (...)