Mesmo após o anúncio das medidas do governo que reduziram o IPI e consequentemente baixaram os preços do carro zero, os concessionários estavam apreensivos com a situação do mercado. "Quer situação pior do que a incerteza? O governo acena com redução dos juros, com redução do PIS e do Cofins e leva o mercado à imobilidade. Na expectativa de um preço melhor ele adia a compra, pois não vai correr o risco de comprar um carro que pode ficar mais barato amanhã", disse um dirigente do setor, expressando sua preocupação ao UOL Carros.
De fato, nem mesmo o esforço das fábricas e concessionárias em promoverem os feirões no último fim de semana animaram o consumidor. Se vendas foram feitas, elas não foram registradas no Renavam. O balanço de maio revela que o temor dos revendedores se confirmou: foram licenciados apenas 274.004 carros e comerciais leves nos 22 dias úteis do mês, o mais longo do ano. Um pequeno crescimento de 0,4% em relação a abril (que teve dois dias a menos) e uma queda de 8,83% em relação a maio do ano passado.
O movimento de maio ampliou a queda no acumulado do ano, que era de 2,9% e agora é de 4,4% em relação ao período janeiro-maio de 2011.
As vendas diárias foram de 12.454 unidades. Em maio do ano passado a média diária foi de 13.664.
De janeiro a maio foram vendidas 1.291.608 unidades.
Fonte: UOL Carros, 1º de junho de 2012