O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) emitiu 235 mil multas por excesso de velocidade nos primeiros três meses de 2012. O número equivale a quase duas multas por minuto. Outras 45 mil autuações foram aplicadas contra motoristas que não respeitaram o sinal vermelho, segundo reportagem do DFTV.
Ao todo, há 300 pardais espalhados pelas vias do DF sob a responsabilidade do Detran.
De acordo com o diretor de policiamento do órgão, Nelson Júnior, a fiscalização eletrônica evita mortes. "Se não houvesse o controle eletrônico de velocidade, pode ter certeza que o número de acidentes e de óbitos nas vias seria no mínimo o dobro", disse o diretor.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a infração de excesso de velocidade varia entre média a gravíssima, com multas previstas no valor de R$ 85,13 a R$ 191,54. O motorista pode perder de quatro a sete pontos na carteira.
Em 2011, o Detran arrecadou R$ 106,3 milhões com o pagamento de multas. Os valores deste ano ainda não foram divulgados. Segundo o órgão, o dinheiro arrecadado com autuações é aplicado exclusivamente em sinalização, engenharia de tráfego e de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.
Fonte: programa DFTV (Rede Globo), 30 de maio de 2012

Vendas de carros caem 4,4% no ano (01/06/2012)

Mesmo após o anúncio das medidas do governo que reduziram o IPI e consequentemente baixaram os preços do carro zero, os concessionários estavam apreensivos com a situação do mercado. "Quer situação